Na manhã da última sexta-feira (24) o deputado federal Zé Neto (PT-BA), realizou, junto com o deputado estadual Robinson Almeida e o vereador Alberto Nery, o Encontro Perspectivas e caminhos para a Micareta de Feira, no Restaurante Kilo Grill, em Feira. Foram convidados para o debate representantes do Governo Municipal, em especial da Secretaria de Cultura; do Governo do Estado, em especial da Bahiatursa; da segurança pública; barraqueiros, comerciantes, pessoas que compõem a representação de blocos, das entidades afros e da rede hoteleira e empresarial; dos sindicatos do comércio e dos comerciários; bem como a imprensa e a população em geral, para ouvir as pessoas de todos os seguimentos, discutir os pontos positivos e negativos da Micareta, nos últimos anos, e o que pode ser feito para melhorar esse que é o maior evento cultural, festivo, econômico e turístico da cidade.
De acordo com o deputado Zé Neto, “tivemos uma boa oportunidade para ouvirmos as situações que vão ajudar a todos que participam da festa, como questões relacionadas ao tamanho do percurso da Micareta; à data de realização; à estrutura disponibilizada para artistas, bandas, blocos, barraqueiros e comerciantes; à abertura ou não do comércio nos dias de festa, enfim, uma coisa nos ficou muito clara: precisamos criar um Conselho com os envolvidos para debater a Micareta de Feira com planejamento, antecedência e mais articulação”.
Ainda segundo Zé Neto, que, inclusive, lamentou a ausência dos representantes da Prefeitura na discussão, “esse é um debate que passa longe de interesses partidários ou políticos. A proposta passa por essa importante manifestação cultural, econômica e festiva da cidade, que precisa, cada dia, de mais proposições que possam fazê-la melhorar. Nesse ano de 2019 tivemos um aumento no diálogo entre o Estado e o município. Esse é um ótimo caminho, mas precisamos fortalecer ainda mais esse processo de ampliação, tanto do diálogo, como das transformações necessárias para a Micareta de Feira voltar a ter o brilho nacional que já teve, com a dimensão que a cidade merece”.
Como encaminhamento do Encontro, ficou definido que ocorrerão outros debates específicos, com cada grupo e movimento que constrói a Micareta, com uma discussão mais aprofundada e propositiva, bem como a elaboração de um relatório a ser enviado para a Prefeitura de Feira, que, infelizmente, não compareceu ao evento, se integrar ao debate e contribuir com essa construção nos próximos encontros.
Durante a manhã, foi ouvida a opinião de mais de 15 representantes das entidades que compõem a festa, dentre elas a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) de Feira, Ivannide Santa Bárbara, que defendeu a importância da participação do povo no processo de construção de festas populares como a Micareta de Feira; e de Léo Aguiar, da Associação de Bandas e Artistas de Feira, que defendeu que hajam mais recursos do Governo do Estado e do Município para contratação e valorização dos artistas locais, assim como defendeu a criação do Conselho proposto no Encontro.