Na manhã desta terça (10/03), na Câmara dos Deputados, participei, como membro da instalação da Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações.
A frente tem como objetivo criar um foro permanente de debates sobre vacinação em todo o Brasil, já que se constata a diminuição da cobertura vacinal no País. Defendi na minha fala a intensificação nas campanha vacinais, mais prioridade do Governo Federal para a atenção básica de saúde e, muito especialmente, as políticas públicas que valorizem Agentes Comunitários e de Edemias, o Programa de Saúde na Família e ampliação de recursos para a atenção de saúde nas áreas mais carentes da nação. A Frente será coordenada pelo Dep. Pedro Westphalen (PP-RS).
A intenção do grupo é promover audiências públicas em todos os estados, envolvendo Câmaras Municipais de Vereadores, comunidades e suas representações e vigilância sanitária, visando tratar o tema com a importância que necessita.
Lembrando que estamos vivendo um momento de retrocesso e a volta de surtos como o de sarampo, que se espalha em todo território nacional, com mais de 18 mil casos confirmados no ano passado, o que demostra esse retrocesso. Inclusive, o Brasil tinha conseguido, em 2016, o certificado da Organização Pan-americana da Saúde como país livre do sarampo. Estiveram presentes, Deputados, diversas entidades, representações e lideranças sociais e governamentais que tem ligações com a saúde. Luta que segue!