Nesta quarta (04/03), participando do Encontro de Agentes de Saúde e Endemias, em Feira, com o tema "Novos desafios do SUS na Atenção Primária", que deveria contar com a participação do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que adiou sua vinda, já no aeroporto; a categoria se reuniu para tratar do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde e seus impactos, do curso técnico para os agentes e a regulamentação da Lei Ruth Brilhante, bem como outras temáticas relacionadas com lutas da categoria. No evento estiveram presentes agentes de saúde de diversos municípios da Bahia, alem, de agentes os mais diversos estados do Brasil.
Compuseram a mesa junto comigo, Cristiano Sóster, Diretor de Atenção Básica do Estado da Bahia, Ilda Angélica, Presidente da CONACS, Colbert Martins Filho, Prefeito de Feira de Santana, Nelson do Rosário, Presidente do sindicato dos Agente Comunitário de Saúde de Feira de Santana, dentre outras autoridades e representações.
Nesses mais de 28 anos que atuo com a categoria, desde quando era advogado dos agentes comunitários de saúde e endemias, é sempre uma emoção e uma satisfação, mesmo sabendo que temos muitas batalhas que precisam ser enfrentadas com rigor. Tenho muita satisfação de poder, como político, dar sequência ao que comecei como advogado, que é defendê-los; principalmente nesse momento onde se fala tanto em regulação nos hospitais pelo Brasil inteiro. São grandes as dificuldades e temos a necessidade de melhorar a atenção básica! Os Agentes de Saúde são fundamentais nesse aspecto, uma vez que atuam na prevenção de doenças.
Melhorar a porta de entrada do SUS e avançar no cuidado aos pacientes, tanto na prevenção como também no pós-atendimento, é indispensável para a melhoria a saúde publica de nosso país.
Quero parabenizar a categoria, e saudar os homens e mulheres que estão aqui nesse momento, em nome do Diretor de Atenção Básica Cristiano Sóster, e da Presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários e de Endemias, Ilda Angélica.