O deputado federal Zé Neto, a primeira-dama, Tatiana Velloso, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, estiveram na Cooperativa Badameiros de Feira, na última quinta-feira (19/01). A visita teve o objetivo de dialogar com os catadores de materiais recicláveis sobre o espaço que será entregue, um investimento na geração de emprego e renda, e para que as famílias que trabalham com materiais recicláveis avancem na preservação ambiental.
O galpão, executado pela CAR, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), será gerido pela Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (Coobafs). A previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano de 2023. A atividade de reciclagem da Coobafs é realizada por pessoas, que em sua maioria, são ex-catadores do antigo lixão do município.
O deputado federal, Zé Neto, destacou que essa é uma política que voltará a ser fortalecida no atual governo.
“Essa é uma política social que o presidente Lula tem muito carinho, e nós aqui da Bahia temos trabalhado próximo. Além disso, nesse novo momento do país, teremos mais condições de buscar recursos Federais para viabilizar os procedimentos dessa cadeia produtiva em nossa cidade, e em todo o Brasil. Muito importante a presença de Tatiana e de Jeandro nessa visita, que demonstram a preocupação e o empenho com essa luta”, explicou o parlamentar.
A comitiva também esteve na Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana (ARTEMARES).
A primeira-dama, Tatiana Velloso, reforçou sobre a importância do trabalho dos recicladores: ‘Eles são guardiões do meio ambiente, fazem um trabalho integrando diversas dimensões de sustentabilidade e precisam, para além da visibilidade, a garantia de direitos pelos serviços prestados à sociedade, mas especialmente o direito à dignidade de vida e reconhecimento de sua importância”.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explica que é um ambiente para recepcionar, processar, embalar e vender o material reciclável. “A CAR foi provocada para entender esse mundo dos catadores de materiais recicláveis. Essa turma que faz um trabalho belíssimo para a Bahia e o Brasil em transformar o que iria para o lixo em renda e dignidade. A ideia é que Feira de Santana seja o projeto piloto dessa intervenção e que a gente possa desencadear uma série de ações voltadas para essa turma tão valorosa que é dos recicladores”, finalizou.
Também estiveram presentes na visita, Toinho Santiago, diretor do escritório da CAR em Feira , Jurema Raquello, assistente territorial da CAR, Ivonete Araújo, presidente da Coobafs, Sóstenes Luz, representante do vereador Ivamberg, João Rios do jurídico da CAR e Jailton Cardoso, presidente da ARTEMARES.