O Deputado Federal Zé Neto (PT/BA) assumiu, no dia 10 de maio de 2023, a coordenação de Melhoria do Ambiente de Negócios, na Frente Parlamentar do Comércio Internacional e Investimento (FrenCOMEX), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). A Frente será presidida pelo Deputado Federal Da Vitória (PP/ES) e vice-presidência do senador Nelsinho Trad (PSD/MS).
Com o objetivo de estimular a discussão no Congresso Nacional, com grande interlocução com o setor produtivo e com o Governo, a FrenCOMEX traz o debate de políticas voltadas ao desenvolvimento do Comércio Internacional no Brasil, com a atração de investimentos estrangeiros e incremento dos investimentos brasileiros no exterior. A FrenCOMEX é a primeira frente parlamentar do Congresso Nacional amplamente destinada a melhorar as políticas de comércio exterior. Em sua nova legislatura, os parlamentares membros têm o compromisso de trabalhar para atrair investimentos ao Brasil por meio da melhoria do ambiente de negócios, visando também incrementar a atuação brasileira no exterior.
Desde 2020, a FrenCOMEX debate e discute no parlamento diversas propostas para simplificar e abrir o mercado Brasileiro para maiores investimentos, impulsionando o setor produtivo brasileiro para um melhor desempenho no comércio internacional.
A Frente é composta por sete áreas de atuação, com a coordenação dos parlamentares: Deputado Federal Zé Neto (PT/BA), Deputado Federal Carlos Gomes (Republicanos/RS), Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Deputado Federal Lucas Redecker (PSDB/RS), Deputado Federal Evair de Melo (PP/ES) e Senador Nelsinho Trad.
Estiveram presentes no evento de lançamento parlamentares, membros do poder executivo e judiciário, do setor produtivo e lideranças de todo o Brasil, embaixadores e representantes do corpo diplomático.
Para Zé Neto, “o tema mercado é muito valioso para o Brasil e, neste momento especialmente, em função das diversas ações que dizem respeito à política fiscal e tributária, tanto externa quanto interna, e esta Frente Parlamentar será de muito valor para o desenvolvimento do nosso Brasil, pela grande interlocução com o setor produtivo e com o Governo, trazendo o debate de políticas voltadas ao desenvolvimento do Comércio Internacional no Brasil, além de discutir como atrair investimentos estrangeiros e incrementar os investimentos brasileiros no exterior.