07
Ago
Representantes da Comunidade e de setores comerciais de Feira reuniram-se com o Diretor do DNIT, Roberto Alcântara e prepostos da empresa RTA, sob a interlocução do deputado federal Zé Neto e do deputado estadual Robinson Almeida, juntamente com os vereadores Luiz da Feira e Silvio Dias, na manhã desta segunda-feira (7/5), no DNIT, em Salvador, para tratar do projeto executivo da última etapa de duplicação da Av. Contorno, que compreende o trecho do Cajueiro à Cidade Nova, ligando a BR 324 à BR 116 Norte (Feira/Serrinha). A próxima reunião já ficou agendada para o dia 18 de agosto, em Feira de Santana, no auditório da CDL, às 9 horas.
Na ocasião, foram discutidos os ajustes e as melhorias do projeto para última etapa das obras do Contorno, que é o trecho mais denso do percurso, cujo fluxo é de 35 mil veículos por dia. Tal trecho é o mais desafiador, dada a grande importância para Feira de Santana e para o Brasil, por isso, a partir da análise técnica e pensando no bem-estar da população, foram incluídos, no projeto, a construção de 5 passarelas e 3 viadutos, na extensão do Contorno que será duplicada, para facilitar a mobilidade dos moradores dos diversos bairros. Entretanto, durante a reunião foi apontada a necessidade de mais duas passarelas, e tal proposta será analisada e estudada a sua viabilidade.
Segundo o deputado Zé Neto, “foi uma reunião muito produtiva e, sem dúvidas, teremos uma duplicação que, de fato, pautou a mobilidade das pessoas, pois, além da pista de rolamento, estão previstas, pistas marginais, ciclovias, estacionamentos, pontos de ônibus, um exemplo evidente da necessidade de criar um diálogo permanente com a sociedade, cujo objetivo é a colaboração coletiva e participativa para o desenvolvimento de nossa cidade e, sobretudo, pensando na interligação necessária com as coisas que nela existem”.
Para Zé Neto, é importante “seguir dialogando com os governos estadual e federal, prestadores de serviço, setor produtivo e com representantes da sociedade, a fim de assegurar a participação da população durante a construção do processo de duplicação, bem como legitimar essa importante intervenção em uma das mais importantes avenidas da cidade, de um dos mais graves gargalos logísticos do Norte/Nordeste, que exige, portanto, o tratamento apurado de acessibilidade, paisagismo, composição com as comunidades e comércio ao redor, integração com os interesses sociais e econômicas de toda cidade, além da fruição adequada que dê velocidade para esse importante vetor rodoviário da nossa Feira, da nossa Bahia e do nosso país. Entregar o contorno de Feira é um dos compromissos e prioridades do nosso mandato, com o Governador Jerônimo e o Presidente Lula”.
No dia 18 de agosto, será apresentado o projeto para profissionais e representantes, inclusive das faculdades e universidades de engenharia e arquitetura, estudantes de engenharia e as representações do setor comercial, para ampliar esse importante debate sobre essa obra avaliada, inicialmente, em 190 milhões e que será, depois de pronta, um grande vetor de desenvolvimento da região.
Estiveram presentes na reunião o Dep. Estadual, Robinson Almeida; os vereadores Luiz da Feira e Silvio Dias; o Diretor do DNIT, Roberto Alcântara; representantes da comunidade e do setor empresarial de Feira: Roque Eudes; José Martins; César Magalhães; Raimundão da Conceição; Ranúbia Rocha; Patrícia Cerqueira, Diretora do Home Center; Fabiane Ramos e Devison Magalhães, da PARV veículos; Silvia Rosemberg, da DISBAL; Ricardo Martins, chefe do DNIT de Feira; João Félix, engenheiro do DNIT; Antônio Carlos, coordenador de engenharia do DNIT; Monique Torrano, engenheira da RTA e Luiz Flávio, Diretor da RTA.