Próximo passo é que o local passe a ser definitivamente da Universidade. Para isso a instituição precisará de autorização pela Assembleia Legislativa
Para tratar da construção do campus permanente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana, na noite desta quarta-feira (04), o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu-se com o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, a diretora pro-tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), campus de Feira, a professora Tatiana Veloso, e o professor de engenharia de software, Tiago Oliveira, na sede da Saeb, em Salvador.
Atualmente, a unidade de ensino superior funciona, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim. O campus permanente será instalado em um espaço de, aproximadamente, 35 hectares, ao lado da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), localizada no bairro Aviário.
Com área já definida e projeto aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e referendado pelo Conselho Universitário da UFRB, o próximo passo é que o local passe a ser definitivamente da Universidade. Para isso a instituição precisará de autorização pela Assembleia Legislativa da Bahia e o deputado Zé Neto já se colocou à disposição para trabalhar neste sentido. Após este momento, ocorrerá a licitação das obras.
“Agora é terminar as partes finais da formalização da doação de 35 hectares e espero que a gente possa resolver essa questão o mais rápido possível para poder votar a doação do terreno na Assembleia Legislativa. Tenho certeza esse passo decisivo na vida dos feirenses e dos baianos terá apoio das bancadas. Agradeço ao secretário Edelvino Góes pelo atendimento e a presteza e digo a diretora do campus, Tatiana Veloso, que energia não vai nos faltar para, junto com o governador Jaques Wagner, dar todo o apoio a esse importante empreendimento”, disse Zé Neto.
Feira de Santana, em tantos séculos de história e até o momento, era a maior cidade do Brasil sem uma universidade federal. Mas uma parceria entre o governo federal e o estadual possibilitou que, em agosto do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff anunciasse a criação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) no município.
Cursos
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), em Feira de Santana, conta com cursos de graduação Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia e Desenvolvimento Sustentável.
Zé Neto, que também participou do momento da construção da UFRB no Recôncavo, sendo esta a terceira universidade Federal na Bahia, agora comemora a quarta. “Nós que tivemos por quase 100 anos apenas uma universidade federal em nosso Estado. Nos últimos 10 anos estamos, praticamente, com quatro. Isso para a gente é uma grande satisfação. Agora é trabalhar muito agora para que a construção saia do papel e passe a fazer parte do elenco das grandes conquistas da cidade de Feira de Santana.