O mês de novembro deste ano registrou diminuição de 16% nos CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais - Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte)-, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em relação ao mesmo mês de 2012. No acumulado do ano (janeiro a novembro), em Salvador, houve redução de 11,5% dos CVLIs, enquanto o índice na RMS, em igual período, teve recuo de 16,7%.
Os números foram apresentados durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida, presidida pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (04), na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Também participaram do encontro representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, da Defensoria e Ministério Público do Estado.
Para o governador, a diminuição do índice é resultado direto do programa Pacto pela Vida. “É um trabalho de planejamento para que a política de segurança [pública] seja de Estado, e não de governo. A gente evolui, a cada dia, nesta parceria entre os órgãos que compõem o comitê, além das polícias Militar, Civil e Técnica”.
Banco de dados
Jaques Wagner disse que comemora a redução do número de homicídios. “Hoje nós temos planejamento, objetivo e como medir se estamos alcançando nossas metas. Isso tudo está sistematizado e se tornou um banco de dados, que acumula mais informações e melhora a cada ano”.
Ele destacou ainda que, entre 2007 e 2012, os investimentos em segurança pública foram ampliados em 100%, com investimentos em comunicação, aquisição de veículos, armamentos, além da contratação de mais policiais.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a expectativa é fechar o ano de 2013 com aproximadamente 9% de redução dos homicídios em todo o estado, o que representa aproximadamente 500 vidas preservadas. Ele informou que, para a capital, a expectativa de diminuição do número de homicídios é de 12% e para a região metropolitana de 16%, em relação a 2012.