Obras foram realizadas pela Compainha de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), em parceria com a Caixa Econômica Federal e já totaliza 612 unidades habitacionais entregues
Mais de 50 famílias foram beneficiadas com a entrega da 2ª etapa do Núcleo Habitacional Conceição, em Feira de Santana, nesta quinta-feira (05). Realizada pelo Governo do Estado através da Compainha de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), a obra contempla famílias que viviam em situação de risco nas proximidades da Lagoa Grande.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve presente e juntamente com o superintendente da diretoria de habitação da Conder, Cássio Cerqueira; a subsecretária da SEDIR, Eliana Boaventura; o comandante do Policiamento Regional Leste, Coronel. Adelmário Xavier; o comandante regional de Operações de Bombeiros Militares do Interior, Tenente-Coronel Manoel Auristeliano Antunes Melo; e o vereador Beldes Ramos (PT) entregaram 51 chaves de casas do conjunto habitacional.
Segundo Cássio Cerqueira, até está etapa foram entregues 612 do total de 690 casas do residencial e entre os meses de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, toda a obra de requalificação urbana, pavimentação e drenagem no entorno da Lagoa Grande deverá ser entregue. A subsecretária Eliana Boaventura definiu a urbanização da Lagoa como “umas das obras mais importantes de Feira de Santana, que sem dúvida, trará uma nova visão para este espaço”.
Para Zé Neto, as casas entregues são exemplos do respeito e oportunidade que os governos federal e estadual tem oferecido aos mais necessitados. Ele destacou o empenho da Conder e agradeceu ao órgão.
“A grande importância desse momento para a gente é que vocês tenham aqui muitas oportunidades; estamos agindo com dignidade e com respeito. Em nome de Adriana Luz, técnica de edificações da Conder, agradeço todo o esforço dedicado e que a gente não deixe desassistido esse povo que precisa. Vida nova e vida longa!”, comemorou.
Segurança e Apoio do Corpo de Bombeiros
A presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na solenidade estreitou os laços entre as corporações e a população local. Segundo a moradora do núcleo Maria de Lourdes, a polícia militar tem feito rondas diárias nas proximidades e tem estado à disposição da comunidade. “A polícia passa aqui todos os dias e isso nos traz ainda mais a sensação de segurança”, disse a moradora.
O tenente-coronel Antunes também colocou o Corpo de Bombeiros à disposição. “Se a comunidade necessitar, daremos palestras, como o uso do fogão e manuseio do botijão de gás, como medidas de prevenção de acidentes” disse.
Comunidade cobra ao Município
Com mais de 600 unidades residenciais já entregues, rede de esgoto, quadra poliesportiva e área de lazer, o Núcleo Habitacional Conceição ainda não tem posto de saúde funcionando, apesar de já construído pelo governo do Estado. O município, responsável pela colocação do piso e contratação de funcionários, não cumpriu a sua parte.
Os moradores, durante o ato de entrega, reivindicaram o funcionamento do posto, visto a necessidade de atendimento básico no local, bem como a pavimentação da avenida em frente ao núcleo habitacional.
Investimentos do PAC
As obras de requalificação da Lagoa Grande e construção de unidades habitacionais fazem parte do Programa Estadual de Interesse Social - Casa da Gente e tem investimentos de R$ 68 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).