Comenda Maria Quitéria é um reconhecimento pelos bons serviços prestados a toda comunidade não só do município de Feira de Santana, mas de todo interior da Bahia
Uma noite de reconhecimento caracterizou a Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Feira de Santana na noite desta quinta-feira (05), com a condecoração da Comenda Maria Quitéria para o Coronel Nelson Adams Pelegrini, comandante regional de Operações de Bombeiros Militares do Interior; Tenente-Coronel Manoel Auristeliano Antunes Melo, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Feira; e para a juíza do Trabalho Gisélia de Albuquerque Mangueira Antunes Melo.
A comenda Maria Quitéria é uma das maiores honrarias da Casa da Cidadania. É o reconhecimento pelos bons serviços prestados a toda comunidade não só do município de Feira de Santana, mas de todo interior da Bahia.
A sessão foi presidida pelo vereador Justiniano França, que compôs a mesa ao lado dos homenageados, do Secretário de Governo do município, Paulo Aquino e da esposa d Cel. Adams, a senhora Nara Rubia Pelegrini.
A juíza do Trabalho Gisélia de Albuquerque, dedicou ao seu pai toda honraria da homenagem pela decisão de trazer os nove filhos para uma cidade alegando que a cidade tinha tudo. “Foi aqui em Feira de Santana que encontrei régua e compasso para traçar a minha vida. Feira de Santana não me viu nascer, mas me recebeu de braços abertos”, disse.
O Tenente Coronel Antunes, esposo da juíza do Trabalho Gisélia, contou um pouco da sua história na Polícia Militar, e destacou que “se encontrou” ao prestar serviço ao Corpo de Bombeiros. “Essa homenagem representa o reconhecimento pela vida dedicada à Policia Militar e ao Bombeiro”, destacou.
O Coronel Nelson Adams Pelegrini, que também foi homenageado nesta sessão, falou da felicidade pelo reconhecimento. “A maior alegria é estar sendo homenageado com uma Comenda que representa a bravura da heroína Maria Quitéria. É um momento singular na minha vida, depois de 39 anos de serviços prestados e adentrando a Reserva ser condecorado com tamanha honraria”, pontuou.
Na oportunidade, o vereador Correia Zezito entregou uma placa de homenagem à Banda da Polícia Militar.
Presentes
A Doutora Eliana Carvalho, Juíza Titular da 5ª Vara do Trabalho; o Major PM Leonir Moraes, Comandante da 67ª CIPM; o Major Walter Tavares, representando o Comando do CPRL; o Major PM Matos, representando o Comandante do 1º BPM O Tenente Coronel Geraldo dos Santos; o Capitão Flailton Frankles, sub-comandante da 64ª CIPM representando o Tenente-Coronel Amon Gomes; o Capitão Marivaldo Carneiro Rios, do 2º GBM, a Sargento Mirtes Borges, secretária do Cel. Antunes; o secretário municipal Roberto Tourinho, o diretor presidente do Instituto da Previdência Alcione Cedraz, Roberto Aquino, Venerável Mestre da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União; José Pedroso dos Santos e Rubens Carvalho, ex-vereadores; Antonio Luiz Sampaio, vice-presidente do Instituto Max Weber e a sua esposa Enedina de Oliveira, além de familiares e amigos dos homenageados, e imprensa feirense.