Ribeira do Pombal vai ganhar indstria de derivados do milho

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e o diretor-presidente da empresa, Adilton Souza, assinaram protocolo de intenções, no qual o empresário compromete-se a implantar um projeto industrial, destinado à fabricação de farinha de milho, gritz (base para fabricação de diversos derivados do milho), macarrão, pipoca, floquinho, flocão, salgadinho e ração animal. A capacidade instalada de processamento da Pomilho será de 56 mil toneladas/ano, o que representa 10% da produção da região. Assinatura ocorreu neste domingo (8), no gabinete do secretário, no Parque de Exposições de Salvador -Fenagro 2013.

“Essa será a primeira indústria da região, e nos sentimos orgulhosos por estarmos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Ribeira do Pombal”, disse Adilton Pinheiro, destacando que inicialmente serão gerados 250 empregos diretos. Atualmente a Pomilho faz o primeiro processamento do milho, enviando a matéria-prima para Serra Talhada, em Pernambuco, onde são produzidos pipoca, salgadinhos e demais derivados. “Mas essa realidade vai mudar, e todo processo será realizado em Ribeira do Pombal”, afirmou Conceição Costa, assessora técnica da empresa. O projeto conta também com a participação das secretarias da Fazenda e da Indústria e Comércio.

Para o secretário Eduardo Salles, a implantação do projeto industrial Pomilho representa grande avanço no objetivo da secretaria de transformar grãos em proteínas. “A produção de milho na região é crescente, com produtividade semelhante à verificada no Oeste baiano. Nosso desejo é atrair investimentos para incentivar a avicultura e a suinocultura, com a implantação de novas granjas e ampliação das existentes, além de confinamentos para gado de leite”, disse.

Natural de Ribeira do Pombal, a diretora geral da Seagri, Jucimara Rodrigues, que também assinou o protocolo ao lado do superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, disse que “esse é um momento histórico para o município, que ganha sua primeira indústria”. Ela avalia que a iniciativa trará grandes impactos socioeconômicos para a região, criando postos de trabalho, gerando renda, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Sustentabilidade

Além da indústria transformadora de milho, Ribeira do Pombal, que já foi a primeira bacia leiteira do semiárido, ganha também uma indústria de leite, dando passos importantes para a sustentabilidade dessa cadeia na região. Com a presença de Jucimara Rodrigues, e de Adilson Pinheiro, coordenador de Inspeção da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), vinculada à Seagri, o secretário Eduardo Salles inaugurou oficialmente o Laticínio Flamboyant, ao lado do empresário Manuel Luiz Oliveira.

Com capacidade para processar 20 mil litros de leite/dia, a indústria transforma inicialmente 12 mil, empregando trabalhadores naturais do município. Mas de acordo com Manuel, “com a implantação da indústria, os criadores da região já estão melhorando e ampliando o número de animais, sabendo que têm onde colocar a produção de leite”.

O secretário Eduardo Salles elogiou os empresários Manuel Oliveira e Adilton Souza, que investiram recursos próprios nas indústrias, e disse que a inauguração do laticínio acontece num momento importante em que o governo do Estado lançou o Plano Leite Bahia, com o objetivo de alcançar a autossuficiência na produção de leite.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323