O projeto Educar para Construir, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), entregou, nesta segunda-feira (16), certificados a 450 jovens baianos que participaram de capacitação para atuar no mercado da construção civil.
A cerimônia de certificação foi realizada no Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep), localizado no bairro de Novos Alagados, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, e da secretária da Sedes, Moema Gramacho.
O projeto capacita jovens de 18 a 23 anos, oferecendo cursos de pedreiro, pintor, encanador, eletricista, almoxarife e carpinteiro. Desde o primeiro convênio, em 2010, já foram certificados 2.500 jovens.
"Educação, formação profissional e acesso à cultura são fundamentais. Tínhamos uma universidade federal, e, hoje, temos cinco. Somos a terceira maior rede do Brasil no ensino médio profissionalizante com 65 mil estudantes matriculados. Espero que esse curso seja uma janela de oportunidades para cada um desses estudantes que receberam esse certificado hoje", disse o governador Jaques Wagner.
Dos 450 jovens atendidos pelo projeto, 30 estavam em cumprimento de medida socioeducativa na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Salvador, e 419 foram contratados por empresas parceiras do projeto.
Durante o evento nesta segunda-feira, foi assinado convênio para abertura de mais 450 vagas.