16
Dez
Grupo solicita do Governo do Estado o início de curso preparatório e posterior convocação de aprovados em seleção pública
Representantes de delegados aprovados em concurso da Polícia Civil baiana que ainda aguardam convocação estiveram na Liderança do Governo da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (16), para pedir apoio do deputado estadual Zé Neto (PT) nas articulações pela convocação imediata dos aprovados pelo Governo.
Acompanhados do deputado estadual e delegado Deraldo Damasceno (PSL), os representantes lembraram que cerca de 130 municípios do Estado ainda não possuem delegados, o que contribui para a impunidade e o aumento dos índices de violência. O grupo pleiteia o início imediato do curso de academia necessário para preparação do concursado, além da convocação definitiva dos profissionais para iniciarem suas funções.
Segundo Zé Neto, "o pleito é legítimo", e "o intuito é ir ao máximo na convocação."
O deputado destacou a disponibilidade do Governo em manter o diálogo constante com a categoria. "Nós estamos sempre abertos a conversar com os delegados do Estado, e já falamos com a Secretaria de Segurança Pública e com a Secretaria de Administração e nosso objetivo é convocar o máximo de delegados para o Estado. Contudo, tudo tem que ser feito dentro de uma conta, e estamos fazendo essa conta para que não haja nenhuma surpresa do ponto de vista dos recursos e do orçamento", ponderou o Líder do Governo no Legislativo.
Segundo Zé Neto, é preciso considerar também os avanços concedidos pelo Governo para os profissionais que cuidam da segurança na Bahia. "Nós temos hoje tranquilidade de dizer que com os delegados de polícia temos feito um trabalho incomparável com o que existia no passado. Ao chegarmos no Governo, os delegados ganhavam abaixo de R$ 2 mil. Atualmente, o salário inicial de um delegado se aproxima de R$ 10 mil. Isso demonstra o nosso intuito de valorização dessa categoria, que juntamente com os policiais civis, teve ainda a aprovação de Lei Orgânica na Assembleia Legislativa, vinda do Executivo, e discutida com todos os setores da corporação", destacou.
O deputado finalizou com uma palavra de esperança à comissão: "Espero que em breve eu possa trazer alguma novidade que possa alegrar esses que fizeram o esforço, passaram no concurso, e obviamente agora querem colocar a mão na massa".
O deputado estadual Rosemberg Pinto, Líder do PT na Assembleia Legislativa, também participou da reunião.