Zé Neto comemora lei que cria Política Estadual de Resíduos Sólidos na Bahia; Projeto para área de Turismo também é aprovado

Projetos que instituem Política Estadual de Turismo e Prêmio por Desempenho Fazendário (PDF) também foram aceitos por deputados; Além disso, mudança em dispositivo permitirá mais recursos para infraestrutura
 
Líder agradeceu apoio da bancada de governo em discussões que iniciaram na manhã de quinta e só terminaram nesta madrugada
 
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, comemorou na madrugada desta sexta-feira (27) a aprovação da Lei que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) na Bahia e mais três projetos de interesse do povo baiano.
 
Em longas sessões, que duraram, ao todo, mais de 15 horas, o deputado agradeceu a permanência dos deputados governistas no Plenário, possibilitando a aprovação dos projetos.  
 
A matéria sobre o PERS dispõe sobre os princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos da política, e estabelece normas relativas à gestão e ao gerenciamento integrados de resíduos sólidos, em regime de cooperação com o setor público, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade civil.
 
A PERS integra a Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, instituída pela Lei nº 10.431/2006, e a Política Estadual de Saneamento Básico, instituída pela Lei nº 11.172/2008, vinculando-se, do ponto de vista institucional, aos seus respectivos Sistemas, cujos órgãos serão incumbidos de formular, coordenar, implementar, monitorar e avaliar a PERS.
 
O texto baseia-se nos princípios da prevenção e da precaução; do poluidor-pagador e do protetor-recebedor; da educação ambiental; do desenvolvimento sustentável, entre outros.
 
Fica definido também que o Estado deverá priorizará o apoio às iniciativas de soluções consorciadas ou compartilhadas entre dois ou mais Municípios.
 
Debate prévio no interior
 
Menos de uma semana antes da aprovação, Zé Neto esteve em Ibitiara, onde participou do VI Encontro de Prefeitos do Consórcio Território da Bacia do Paramirim, no qual foi discutida justamente a questão envolvendo a destinação de lixo e outros descartes na região.
 
Na ocasião, foi apresentada uma proposta de elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do território (que abrange 14 municípios), feita por uma empresa de engenharia socioambiental, oportunidade em que o deputado defendeu que os prefeitos enfrentassem a situação em conjunto, através do próprio consórcio.
 
Segundo Zé Neto, que já presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, “a nova legislação é um marco na história da Bahia, já que orienta o processo de adequação do descarte do lixo e outros resíduos, viabilizando a diminuição da poluição e da degradação ambiental”.
 
Um dos destaques da nova lei é a proibição de lançamento de resíduos ou rejeitos em praias, rios ou em quaisquer corpos hídricos, salvo descartes licenciados pelo órgão ambiental competente ou vigilância sanitária. 
 
Outros projetos aprovados
 
Os demais projetos de lei aprovados na madrugada desta sexta foram o de nº 20.595/13, que institui a Política Estadual de Turismo e o Sistema Estadual de Turismo; o de nº 20.620/13, que modifica parágrafo de uma lei de captação de recursos para permitir investimentos em Infraestrutura dentro de um pacote orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão; e o de nº 20.651/13, que institui o Prêmio por Desempenho Fazendário (PDF) para servidores da Secretaria da Fazenda. Todos os projetos são de autoria do Poder Executivo e seguem para sanção do próprio governador Jaques Wagner.
 
Luta pelo Meio Ambiente
 
Nos anos de 2005 e 2006, quando esteve à frente da Comissão de Meio Ambiente, Zé Neto ajudou a construir o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), quando enfatizava a importância de capacitar os municípios e sociedade civil para gestão ambiental. Em 2008, recebeu do Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Cepram) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana o certificado de Guardião do Meio Ambiente e nunca abandonou a causa ambiental. O deputado é o idealizador do ICMS Ecológico na Bahia, projeto que prevê recursos orçamentários para as cidades que se adequarem aos critérios ambientais com o intuito de estimular a melhoria das condições do meio ambiente em todo o Estado, de forma descentralizada.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323