Por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), o Governo do Estado vai investir R$ 156 milhões na contenção de encostas identificadas pelo Plano Diretor como prioridade.
Serão quatro grupos de licitação e as obras devem ser concluídas em 12 meses, a partir da assinatura de contrato com as empresas vencedoras, sendo que os concorrentes foram habilitados via licitação para pré-qualificação. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, “serão executadas contenções em 98 encostas consideradas como prioritárias no Plano Diretor, o que é uma grande notícia para as famílias que moram nesses locais, pois serão beneficiadas com mais segurança e tranquilidade”.
O grupo 1, com um total de 19 encostas, localiza-se prioritariamente nos bairros de Cajazeiras, Pau da Lima e São Caetano. O grupo 2, com 21 encostas, abrange os bairros do Retiro, Beiru, Liberdade e Cabula. O grupo 3, com mais 27 encostas, inclui os bairros de Brotas, Rio Vermelho e Federação. As 31 encostas restantes e também consideradas de alto risco estão localizadas nos bairros da Cidade Baixa e Subúrbio de Salvador, formando o grupo 4.