A abertura de licitação para gestão e operação de serviços de apoio ao diagnóstico por imagem em 12 hospitais da rede própria de saúde do Estado foi anunciada nesta terça-feira (7) pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla, na Governadoria.
O projeto da Parceria Público-Privada (PPP) Diagnóstico por Imagem, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), prevê a prestação dos serviços de tomografia, ressonância, mamografia e raios X em uma central de imagem a ser construída pelo parceiro privado.
De acordo com Wagner, a gestão privada do sistema de diagnóstico por imagem vai representar uma grande economia para o Estado, “porque haverá, por exemplo, redução no tempo de internamento de pacientes à espera dos resultados dos exames, e também vai garantir uma atualização periódica da tecnologia, já que os investimentos para esta atualização estão previstos no contrato de concessão”.
O governador disse ainda que, ao final do prazo de concessão, os equipamentos adquiridos para a realização dos exames se incorporam ao patrimônio dos hospitais. A meta é que, 180 dias após a assinatura do termo de concessão, os hospitais Ernesto Simões e Octávio Mangabeira e o Centro Estadual de Oncologia já comecem a oferecer os serviços.
Pioneirismo
Solla afirmou que este é o maior projeto na área de diagnóstico por imagem em saúde pública no Brasil, aumentando a oferta desses tipos de exame em até 600% na Bahia. Segundo ele, a central vai ter capacidade para atender aos 43 hospitais da rede pública e, até 2018, os 12 maiores com administração direta já estarão integrados ao sistema.
“Será construída também uma central de laudos em Salvador, que vai permitir a integração de toda essa rede. O paciente vai poder fazer os exames no interior e o laudo será acessível na capital ou em outra cidade, pela internet”, informou o secretário.
Licitação
A sessão pública de abertura das propostas será realizada em 17 de fevereiro, às 15h, na sede da BM&F/Bovespa, em São Paulo (SP). Os envelopes serão recebidos no mesmo dia e local, das 9h às 14h. O edital, com todas as informações para participar da concorrência, pode ser obtido em mídia eletrônica, na Diretoria de Licitações e Contratos da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, por meio da entrega de DVD pelo interessado, ou no site da Sesab e Comprasnet.