Aparelho agilizará a alta hospitalar e os diagnósticos, diminuindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em nova fase de modernização das suas instalações, já disponibiliza de um novo tomógrafo. O equipamento de última geração, que está no processo de instalação, irá trazer grandes melhorias para a saúde pública de Feira de Santana e região.
Todos os procedimentos administrativos para colocar o aparelho em funcionamento já estão sendo efetuados. A empresa Toshiba do Brasil, por exemplo, está se mobilizando para a instalação e o treinamento dos profissionais, que já estão em curso.
De acordo com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, a expectativa é de que o aparelho agilize a alta hospitalar e os diagnósticos, diminuindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade, que convive com a superlotação devido à demanda que recebe de toda região. “Esse tomógrafo tem muito mais potência do que o outro equipamento, com uma condição de funcionamento muito mais segura e resistente. O aparelho vai melhorar, e muito, o diagnóstico dos pacientes diminuindo o tempo de espera, viabilizando a redução da ocupação de leitos”, afirmou.
O diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, destacou que Feira de Santana foi contemplada com o aparelho de tomografia através de um projeto do Governo do Estado, via Sesab, que objetiva a ampliação da qualidade do serviço de saúde ofertado nas unidades da Bahia. “Esse projeto consiste da adaptação da sala para instalação do equipamento e programação da montagem”, destacou.
Ainda de acordo com Pitangueira, o único tomógrafo disponibilizado em toda região é o do próprio HGCA. “O hospital já disponibilizava de um equipamento, e agora foi contemplado com um de maior qualidade, com uma ampola de alta amperagem, que fará uma maior quantidade de exames”, pontuou.
Na oportunidade, o diretor lembrou que a maior parte dos técnicos do Clériston já trabalha com aparelhos do porte, desse que acaba de chegar para o hospital, em outras unidades de saúde, mas que a Toshiba do Brasil será a responsável pelo treinamento dos profissionais que irão trabalhar com o equipamento em Feira.