A II Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual da Criança (HEC) tomou posse nesta segunda-feira (20), para a gestão 2014/2015. A cerimônia contou com a presença do superintendente do HEC, Dr. Mateus Simões e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luiza de Castro Almeida, que convocou os profissionais a ficarem mais próximos do conselho, através do site, e-mail, telefone.
Para a coordenadora geral de enfermagem do HEC, enfermeira Lívia Leite, o funcionamento da comissão é extremamente importante para o bom funcionamento das práticas de enfermagem.
“Temos o desafio de modificar a forma que os profissionais de enfermagem vêm a comissão, que, além da fiscalização, tem o poder de punição e deve atuar, principalmente, na prevenção das más práticas de enfermagem e fazer um link direto com o conselho”, destacou a coordenadora.
Representante das comissões eleitoral e de ética de enfermagem, a enfermeira Paula Ribeiro afirma que o primeiro desafio foi vencido. “O papel foi cumprido. Agora a nova comissão precisa manter o bom trabalho de prevenção à incidência de erros da categoria”, ressaltou.
Assegurar a conduta ética dos profissionais, participar da orientação aos pacientes, familiares e a comunidade sobre a ética no atendimento, fiscalizar e apurar denúncias e notificá-las ao Coren-BA quando necessário, além de elaborar um relatório anual das ações desenvolvidas na unidade estão entre as principais atribuições da comissão, que se reunirá mensalmente para discutir os processos de atendimento humanizado pautados pelo Código de Ética de Enfermagem.
A comissão é composta pelas enfermeiras Andréia Azevedo Luz (presidente), Ayana Carolina Gonçalves, Carine Barreto da Costa (vice-presidente) e Graziele Rocha Amaral e as técnicas em enfermagem Amanda Cristina Santiago da Silva (secretária), Ana Verena de Oliveira Santos, Merícia Nery dosa Silva Araújo e Catiane Silva dos Santos.