Após um ano internado no Hospital Estadual da Criança (HEC), o paciente W.R.M., 6 anos, voltou ao clima aconchegante do lar, no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana nesta quarta-feira (29). O garoto saiu andando e sorrindo, pela porta da frente da unidade hospitalar, bastante entusiasmado por conta da volta para casa.
As equipes de enfermagem e de serviço social do HEC acompanharam, junto com a família, a saída da criança até a sua acomodação em casa, em um quarto bem arejado e repleto de brinquedos. “Estou muito feliz com a chegada de meu filho em casa”, afirmou Lenira Rocha, mãe da criança.
Desde março, cinco pacientes crônicos participaram do programa de desospitalização do HEC, passando a ser assistidos pela Secretaria Municipal de Saúde, com suporte respiratório fornecido pelo programa de oxigenoterapia, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Por não necessitar de suporte para respiração mecânica, W.R.M. é o primeiro paciente do HEC a ser admitido no Programa de Internação Domiciliar da Sesab, que efetua o atendimento médico em domicílio, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista.