Para atender às demandas da população, ações de curto e médio prazo foram deliberadas na reunião
Moradores do município de Anguera se reuniram, na manhã desta segunda-feira (03), com dirigentes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir o abastecimento de água na região. Na oportunidade, representantes de associações apresentaram suas demandas para os dirigentes da Embasa, que propuseram meios para solucionar os problemas.
A reunião contou com a participação do Mandato do deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, representado por Sóstenes Aroeira. Entre os presentes estavam o gerente regional da unidade de Feira de Santana Raimundo Neto; o gerente de operações Elvilson Pires; o presidente da Associação Beija-flor, Wellington Costa; a presidente da Associação João de Barro, Lindalva Santos e o vice-presidente Gilson Ferreira; o secretário de Agricultura do município de Anguera, José Gonçalves; e a equipe de Assistência Social da Embasa.
O gerente de operação Elvilson Pires explicou que o município de Anguera é abastecido com a água captada na Pedra do Cavalo, em Santo Estevão. São cerca de 60 quilômetros entre a captação e o destino. Por ficar no final da rede, qualquer falta de energia ou rompimento em adutoras que demanda tempo para normalizar, Anguera é a principal prejudicada. Mas com execução das obras de Santo Estevão, que estão em andamento, o problema deve ser resolvido.
Raimundo Neto, gerente regional de Feira de Santana, esclareceu que os problemas ocorrem também porque a demanda é maior que a procura, mas a Embasa tem trabalhado para normalizar o abastecimento. A empresa conta com uma equipe que fica sempre de prontidão para resolver qualquer problema com adutora, mas atos de vandalismo tem dificultado o trabalho.
Deliberações
Para atender às demandas da população, ações de curto e médio prazo foram deliberadas na reunião. Raimundo propôs que a assistência social faça a interlocução entre a comunidade e a gerência. A empresa vai disponibilizar formulários para que os consumidores façam as reclamações, onde deve constar nome, endereço, número de matrícula na Embasa e tempo de falta de água. Foi definido ainda que será elaborado um cronograma de abastecimento para apresentar para os moradores.
Além dos formulários disponíveis nos escritórios locais da Embasa, a população poderá fazer suas reclamações através do e-mail: unf@embasa.ba.go.br ou pelo telefone 0800 055 5195, informando os mesmos dados exigidos no formulário. A medida visa manter um controle sobre o abastecimento.