Complexo foi inaugurado nesta quarta-feira (12), pelo governador Jaques Wagner
O deputado Zé Neto (PT) apresentou indicações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia com o objetivo de nominar o Complexo de Delegacias de Feira de Santana como Novo Complexo Policial Capitão Arlindo Barbosa. O documento, que foi subscrito pela deputada Graça Pimenta (PMDB), também de Feira, recebeu parecer favorável do governador Jaques Wagner que, nesta quarta-feira (12), inaugurou a unidade, aonde vão funcionar a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e as delegacias do Adolescente Infrator (DAI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Roubo de Cargas em Rodovia (Decarga) e a 2ª Territorial.
Segundo Zé Neto, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, "estamos cumprindo o nosso dever de parlamentar comprometido com as causas da população de Feira de Santana e da Bahia e ressaltamos a importância desta ação. É imensurável a importância histórica e social da atuação de Capitão Arlindo para com o povo do Brasil", declarou Zé Neto sobre o capitão, que é pai do ex-comandante do 2º Distrito Naval da Bahia, Arnon Lima Bahia, e avô do secretário Maurício Teles Barbosa.
Conforme o deputado, a trajetória do Capitão Arlindo Barbosa da Silva, nascido em Pernambuco no ano de 1920, justifica a homenagem. Dentre outros feitos, apresentou-se voluntariamente como segundo sargento para servir na Segunda Guerra Mundial, onde ocupou a linha de frente do combate por muitos meses, vendo muitos companheiros de luta morrerem em prol da liberdade e de sua pátria.
Colaborou na vitória contra o eixo Alemanha/Itália/Japão, em Monte Castelo, culminando na derrocada final do nazismo em 1944. Após voltar ao Brasil, instalou-se na cidade de Feira de Santana, constituiu família, teve quatro filhos e iniciou a sua carreira como professor de educação física em diversos colégios como o Colégio Estadual e o Instituto de Educação Gastão Guimarães. A partir daí, teve início a sua história de educador e líder na comunidade feirense.
Zé Neto também destaca que por diversas vezes Capitão Arlindo foi condecorado e diplomado pela República do Brasil e outras autoridades pelos feitos em prol da sociedade e do Estado brasileiro. Fundou a Casa do Ex-combatente, em Feira de Santana, inaugurada em 1973. Atualmente, o prédio está sendo incorporado ao patrimônio da Universidade Estadual de Feira de Santana. No ano de 1997, aos 77 anos de idade, na cidade de Salvador, Capitão Arlindo faleceu.
"Sempre foi um exemplo de lucidez, bom humor, senso de justiça e dignidade", afirmou o parlamentar, que acredita na implementação da justa homenagem e na força deste nome para inspirar positivamente as relações humanas que conviverão no conjunto penal.