O deputado Zé Neto, que sugeriu o nome do Complexo Policial, acompanhou a inauguração do novo espaço que atenderá Feira de Santana e mais oito municípios
A população feirense contará com um novo equipamento de trabalho investigativo na cidade. Foi inaugurado, nesta quarta-feira (12), o novo Complexo de Delegacias Capitão Arlindo Barbosa, localizado no bairro Sobradinho, em Feira de Santana. O governador Jaques Wagner acompanhou a entrega e acredita que o equipamento contribuirá para a melhoria da segurança pública na cidade.
“São mais de R$ 9 milhões em investimentos e o equipamento vai abrigar várias delegacias. O complexo é mais uma aquisição para melhoria da segurança pública em Feira de Santana”, disse Jaques Wagner. Na oportunidade, o governador ainda ressaltou a diminuição da taxa de homicídios na cidade e parabenizou a estrutura de segurança local.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o antigo Complexo não será desativado. “A expectativa é que seja feita uma reforma e o antigo Complexo Policial continue servindo à comunidade”, ressaltou.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, também ressaltou a importância do equipamento para o combate ao crime e preservação da segurança. “As novas instalações darão mais conforto e qualidade às condições de trabalho da Polícia Civil. Agradeço ao empenho do governador Wagner; do secretário Estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa; e do delegado Ricardo Brito, coordenador da Polícia Civil local, pelo empenho e trabalho pela cidade de Feira”, observou Zé Neto, que sugeriu o nome do novo complexo ao governo estadual - tendo contado com apoio da deputada Graça Pimenta (PMDB).
“A entrega deste novo espaço, as ações realizadas através das bases comunitárias móveis nos bairros Feira X e Queimadinha e da Base Comunitária de Segurança no bairro George Américo, assim como a ampliação do presídio, mostram um resultado significativo do trabalho em prol da segurança pública na cidade, tanto é que Feira foi destaque na Bahia na redução de homicídios no ano de 2013 em comparação ao ano anterior”, apontou Zé Neto.
Estrutura
O Complexo Policial já dispõe de 18 viaturas e agregará as delegacias do Adolescente Infrator (DAI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Roubo de Cargas em Rodovia (Decarga) e a 2ª Territorial, além da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. O efetivo será de 111 policiais civis (entre delegados, escrivães e investigadores) e dois agentes administrativos. As cidades de Anguera, Antônio Cardoso, Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Santo Estêvão, Serra Preta, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho também serão atendidas pelo novo Complexo.
Programa Pacto pela Vida em Feira
Conforme lembrou o governador, o novo Complexo Policial, a viabilização de mais uma base comunitária e os investimentos em efetivo fazem parte das ações do programa estadual Pacto pela Vida, cujo objetivo principal é a promoção da paz social.
Capitão Arlindo Barbosa
Capitão Arlindo Barbosa, que nomina o Complexo de Delegacias, dentre outros feitos, apresentou-se voluntariamente como segundo sargento para servir na Segunda Guerra Mundial, onde ocupou a linha de frente do combate por muitos meses, vendo muitos companheiros de luta morrerem em prol da liberdade e de sua pátria. Ele é pai do ex-comandante do 2º Distrito Naval da Bahia, Arnon Lima Bahia, e avô do secretário Maurício Teles Barbosa.