Comrcio varejista cresceu 4,7% no ms de dezembro

As informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) apontam que a Bahia registrou um aumento nas vendas do comércio varejista em 4,7%, no mês de dezembro de 2013, em relação a igual mês de 2012.O resultado coloca o estado na décima quarta posição em relação ao cenário nacional. A variação também superou a nacional, que registrou taxa positiva de 4,0%, considerando a mesma base de comparação.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). Na análise sazonal, o varejo na Bahia apresentou pequena queda de 0,2%, inferior à taxa de novembro, de 0,9%. A moderação no ritmo de crescimento dos negócios, na comparação entre novembro e dezembro de 2013, representa a desconfiança dos consumidores quanto ao cenário econômico em 2014.

O ritmo de expansão no volume de negócios na Bahia já era esperado em função da expectativa de redução da demanda no Natal. Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) as empresas não elevaram os estoques, que foram de 6,1% em 2013. Em 2012, a ampliação nos estoques foi de 8,3%, nessa mesma base de comparação.

Desempenho por ramo de atividade

Em dezembro de 2013, os dados do comércio varejista do estado, quando comparados ao mesmo mês do ano anterior, revelam que seis de um total de oito ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas apresentaram resultados positivos.

Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente estão livros, jornais, revistas e papelaria (26,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (19,0%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,0%); combustíveis e lubrificantes (10,1%); móveis e eletrodomésticos (8,1%); e tecidos, vestuário e calçados (1,9%).

Quando observado o segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação constata-se taxa negativa de 0,4% e 25,0%, respectivamente.

Para os subgrupos de super e hipermercados, o resultado apurado foi negativo em 0,5%, enquanto o de móveis e o de eletrodomésticos registraram expansão de 3,2% e 12,3%, respectivamente.

Na Bahia, o comportamento das vendas no mês de dezembro para o comércio varejista restrito foi determinado pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes, móveis e eletrodomésticos, e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Em contrapartida, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação contribuíram para amenizar o crescimento registrado pelo setor nesse mês.

Minha Casa Melhor

O maior impulsionador das vendas em dezembro foi o segmento de combustíveis e lubrificantes. O registro, pelo terceiro mês consecutivo, de uma taxa positiva consolida a mudança de comportamento do setor, que apresentou por 12 meses (outubro/2012-setembro/2013) taxas negativas.

Esse desempenho, segundo informações do IBGE, foi determinado pelo comportamento dos preços dos combustíveis (6,1%), que ficou próximo à média geral de 5,9% de acordo com o IPCA, e pelo crescimento da frota estadual de veículos.

A expansão de 8,1% registrada para o segmento de móveis e eletrodomésticos posiciona esse segmento como o segundo maior impulsionador dos negócios no último mês de 2013, para o varejo baiano.

A política de incentivo ao consumo, feita pelo governo, por intermédio da manutenção de alíquotas de IPI reduzidas para os produtos comercializados nesse ramo, e ainda o programa Minha Casa Melhor, foram determinantes para justificar o comportamento desse segmento no ano.

Quando desagregado, observa-se que a maior contribuição veio das vendas de eletrodomésticos, embora a desvalorização cambial tenha comprometido a venda de alguns produtos eletrônicos comercializados pelo ramo.

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