Z Neto comemora entrega de kits da Rede Cegonha a 20 mil gestantes baianas

Também foram entregues 2.203 óculos do projeto Olhar Brasil para estudantes de escolas públicas e do Todos Pela Alfabetização

Cuidar da vida desde seu início, cuidar das mães e, ao mesmo tempo, se aproximando das famílias e orientando desde o começo sobre como cuidar bem dos seus filhos, é trazer a condição de que essa inclusão social tão desejada pelo País comece no início da vida”, com essas palavras o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa sintetizou seu pensamento a respeito da entrega, nesta sexta-feira (14), de kits da Rede Cegonha contendo itens dos cuidados básicos com o bebê.

A ação, que é fruto do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal, foi realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. No total, 20 mil gestantes baianas de 163 municípios serão beneficiadas.

O secretário da Saúde, Washington Couto, explicou que a partir da confirmação da gestação, são garantidas às mulheres pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais.

 “Nesse programa, facilitamos o acesso das mulheres à rede de saúde para realizar o pré-natal. É um apoio importante para todas as gestantes e seus bebês”, afirmou a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, a respeito do Rede Cegonha, programa do Governo Federal que tem por objetivo garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Também foram entregues 2.203 óculos do projeto Olhar Brasil para estudantes de escolas públicas e do Todos Pela Alfabetização (TOPA), programa que já alfabetizou mais de 1,1 milhão de pessoas na Bahia. Os óculos são destinados a estudantes de 13 cidades da região de Itaberaba e também de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

“A entrega de óculos a crianças e adultos, especialmente os que frequentam as aulas do TOPA, demonstra que não adianta apenas dar educação, precisamos, também, dar condição de saúde para que as pessoas tenha o rendimento esperado. Nesse aspecto, também, marcam os governos estadual e o federal pontos significativos no fortalecimento da cidadania com a inclusão das pessoas”, observou o deputado Zé Neto ao agradecer ao secretário Washington Couto, ao Ministério da Saúde, e ao ex-secretário da Saúde, Jorge Solla, que ajudou nessa construção.

Olhar Brasil

O programa Olhar Brasil tem por principal objetivo reduzir as taxas de evasão escolar causadas por problemas com a visão. Em 2013, a Secretaria Estadual da Saúde começou a levar atendimento para alunos de 07 a 14 anos do ensino fundamental, através da Estratégia Saúde em Movimento Na Escola / Projeto Olhar Brasil. Para alunos do TOPA / Projeto Brasil Alfabetizado, o atendimento através da Estratégia Saúde em Movimento começou a ser disponibilizado em 2009, realizando regionalmente consultas oftalmológicas, exames e, quando necessário, também cirurgias de catarata.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323