O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu-se com os presidentes da Associação Beneficente Irmãos em Cristo e do Conselho de Segurança de Segurança, Manuel Felício e Lúcia Sampaio, respectivamente e o comandante da Base Comunitária de Segurança, capitão Ermillo Campos. O encontro aconteceu no bairro George Américo, em Feira de Santana, na noite desta sexta-feira (14) e teve como objetivo discutir com os moradores as melhorias referentes à segurança no bairro.
Zé Neto destacou que a base permanente será instalada e que o número de policias não será reduzido. Atualmente na base, há um efetivo de 80 policiais. "A base não sai daqui. A base permanente será construída e vamos implementar ainda mais”, assegurou. A criação de mais duas novas bases móveis foi anunciada pelo parlamentar.
O capitão Ermillo Campos também fez questão de deixar claro que o espaço foi pensado para ser uma estrutura fixa. “Não existe essa possibilidade da base em George Américo ser extinta. O policiamento que vem, ele vem para ficar”, garantiu.
No encontro, Zé Neto parabenizou a atuação da Polícia Militar e fez um panorama dos índices de criminalidade no bairro e em todo o município de Feira de Santana. “Fechamos o ano passado com 7,6% na taxa de homicídios, na categoria de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em relação ao ano de 2012”, afirmou. Conforme dados divulgados, na última quinta-feira (6), pela secretaria estadual da Segurança Pública, a cidade apresentou a maior queda no número de homicídios na Bahia no ano de 2013. Foram 97 ocorrências a menos.
Redução de homicídios em George Américo
Para o deputado estadual Zé Neto, o bairro George Américo melhorou muito em relação à segurança desde que a base foi implantada. “Eu tenho orgulho de dizer que Feira, hoje, tem quatro batalhões de polícias e duas companhias policiais. Hoje temos muito mais logística", comemorou. O capitão Ermillo Campos, comandante da Base, também atribui a redução às ações da Base Comunitária de Segurança. “Após a implantação da base, o número de mortes no bairro foi zerado. Temos que agradecer a esses guerreiros [policiais] que vêm fazendo um bom trabalho”, disse.
Base Comunitária
A Base Comunitária de Segurança de George Américo, em Feira de Santana, foi a décima base implantada desde a criação do programa estadual Pacto pela Vida. A base já funciona há um ano e foi instalada com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos moradores. O espaço conta com um efetivo de 80 policiais e ainda radiopatrulhamento com quatro viaturas e oito motos e ainda videomonitoramento com dez câmeras.
15
Fev