O governador Jaques Wagner assinou, nesta terça-feira (19), o protocolo que determina a posse dos vinte e sete novos membros do Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia para o biênio 2014-2015. O ato solene aconteceu na Governadoria e contou com a presença do secretário de Comunicação Social do Estado e presidente do Conselho, Robinson Almeida, do presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), dentre outros representantes da sociedade civil organizada e secretarias estaduais.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, também prestigiou o momento. “Mais uma vez a Bahia sai na frente. Parabenizo cada um dos novos integrantes e destaco a importância desta ação na garantia de uma comunicação cada vez mais transparente e democrática”, afirma o parlamentar. Do total de integrantes do Conselho, sete são oriundos do poder público e vinte pertencem a sociedade civil organizada.
Iniciando seu segundo biênio, o Conselho Estadual de Comunicação Social tem como principais funções propor medidas para o aperfeiçoamento da Política Estadual de Comunicação Social e articular ações de distribuição das verbas publicitárias do Estado, garantindo assim diversidade e pluralidade. A Bahia é pioneira na criação de um órgão como este. "Ter um Conselho de Comunicação no Brasil é uma vitória. Existe muita rejeição em relação a esse tema, mas aqui conseguimos mostrar que, ao contrário do que alguns dizem, discutir comunicação é essencial para a democracia e a garantia da liberdade de imprensa e da diversidade cultural", destaca Almeida.
Já o governador Wagner, chamou atenção para o espaço de discussão democrática que um Conselho como este cria, afastando-se da ideia de censura. “Não conheço outra forma de relacionamento na sociedade que não passe pela democracia e a Bahia tem conquistado experiência nessa área. Comunicação de qualidade é direito do cidadão e nós temos trabalhado nesse sentido”.