18
Mar
Entidades e órgãos divulgaram projetos que estão sendo elaborados para as áreas de sáude e saneamento básico durante o mundial
Deputados baianos discutiram na manhã desta terça-feira (18), em audiência pública, projetos e medidas que estão sendo desenvolvidos para as áreas de saúde e saneamento básico com foco na Copa Mundial de Futebol, na Assembleia Legislativa da Bahia. Atentos às medidas eleitas, os parlamentares, por meio da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Casa do Povo, presidida pelo deputado José de Arimatéia (PRB), convidaram instituições e órgãos estaduais e municipais ligados à organização do evento esportivo para dialogar e dar esclarecimentos à população.
Estiveram presentes na sessão deputada Graça Pimenta (PMDB), vice-presidente da comissão; Carla Mariani, gerente governamental para assuntos da Saúde da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa); Anésio Miranda, representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur); José Raimundo Mota, diretor da Fundação Hemoba; Taís Meireles, Roberta Henriques e José Meireles, todos gerentes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); e Antônio Nery dos Santos, gerente de trânsito Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
Projetos e ações
Ao destacar que as ações para o mundial acontecem de acordo com orientações e o modelo de governança definido pelo governo federal, Mariani lembrou que a Secopa tem realizado, na Bahia, articulações com outros municípios, a exemplo de Mata de São João, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, que receberão as seleções da Croácia, Suíça e Alemanha, respectivamente. Ainda segundo a secretaria, campanhas de vacinação para a população local, planejamento da logística hospitalar, como também a escolha dos hospitais de referência e das rotas de fugas das ambulâncias para o período já estão definidos.
Na área de saneamento básico, a Embasa ressaltou que os investimentos aumentaram e o número de pessoas que Salvador, enquanto cidade-sede, receberá durante a Copa é inferior ao contingente de turistas durante o carnaval. A empresa informou que, antes da torneio, fará uma grande manutenção preventiva na rede coletora para evitar obstrução da rede de esgoto, além de organizar um plantão operacional para evitar transtornos e garantir o fornecimento de água durante os jogos. “A Embasa está pronta [para a Copa]. Não haverá racionamento de água no período”, garantiu Moreira Filho, gerente de esgotamento para a região Metropolitana, explicando que, neste ano, as chuvas têm ajudado na manutenção dos níveis das seis barragens que abastecem a capital baiana.
Desafios
“Passa a Bola” será o provável nome da campanha de doação de sangue coordenada pelo Hemoba para o período da Copa, que começará logo após o feriado da Semana Santa, conforme revelou José Mota. Entretanto, segundo dados da entidade, apenas1% da população baiana costuma doar sangue, abaixo do necessário. No Brasil, a cifra chega a 1,5%.
Quando o assunto é mobilidade, existem ainda indefinições. De acordo com o gerente de trânsito da Transalvador, não se sabe, por exemplo, se a Estação Clériston Andrade, conhecida como Estação da Lapa, localizada em Salvador, funcionará durante os dias em que as partidas acontecem. Durante a Copa das Confederações em 2013, o terminal rodoviário teve o funcionamento suspenso durante as partidas.