Regularização de transporte alternativo em Conceição da Feira é discutido em Audiência Pública

O deputado Zé Neto participou do evento e declarou mais uma vez o apoio à categoria.

Representantes das cooperativas de táxi e mototáxi, kombeiros e proprietários de vans da cidade de Conceição da Feira reuniram-se na noite desta quinta-feira (19), em uma audiência pública, na Câmara de Vereadores do município. O objetivo do encontro foi discutir toda a regularização do transporte alternativo na região. Compuseram a mesa de discussões, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia; o deputado  federal Fernando Torres (PSD); o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição da Feira, Raimundo da Cruz Bastos (PSC) e Raimundo França, respectivamente; os vereadores Ana Castelo (PT), Joildo França (PSB), Lulinha (DEM), Marinalva Palmeira (PP), Adriano Melo (PT), Carlos André (PSD), Luiz Pascoal (PSC), Mônica Vieira (PC do B), Davi Márcio, Wilson Ricardo (PMDB); o gerente do Banco do Brasil, Adelmo Sena; o consultor da Renault, André Luís; o presidente da Coopertáxi, Seu Cosme; o presidente da El-Shaday, Jaime de Melo, além dos secretários, Edmundo (Governo) Antônio Marinho (Obras) e Julimário Rodrigues (Meio Ambiente). 

Na oportunidade, Zé Neto lembrou dos recentes diálogos que vem acompanhando junto ao Ministério Público Estadual (MPE), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e representantes das empresas de ônibus e vans na Bahia para tratar da regulamentação do Subsistema de Transporte Complementar Rodoviário. 

Em seu discurso, o deputado falou das próximas ações a serem realizadas junto ao MPE e a Agerba para resolver o problema do transporte complementar na Bahia. Na última reunião ficou definido que no dia 26 de março, representações das empresas de ônibus devem entregar uma pauta à Agerba com as propostas de investimento neste tipo de transporte coletivo. Já no dia 31, a Agerba e o MPE voltam a dialogar e continuar os trabalhos para finalizar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a retirada da ação judicial. "Vamos ter a garantia de que o sistema vai funcionar com os dois modais - ônibus e vans - podendo conviver harmoniosamente e prestar um serviço adequado à população", disse. O TAC prevê que as empresas de ônibus possam ter suas concessões renovadas, desde quando, conforme proposta do Ministério Público Estadual, se comprometam em dar uma contrapartida para o Subsistema de Transporte Complementar retirando a ação judicial movida pela Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) que impede a regularização do transporte feito com vans.

Após seu pronunciamento, o parlamentar garantiu que em Conceição da Feira deve ser implantado um sistema de transporte similar ao de Santo Estevão e que a cidade também será contemplada com o processo licitatório, conforme informou o MPE. "Conceição da Feira vai ser uma das primeiras a ter o processo de licitação realizado e vamos fazer como em Santo Estevão. Queremos que toda a Bahia tenha o mesmo respeito, dignidade e qualidade do serviço que implantamos naquele município. Em breve implantaremos aqui o mesmo sistema", garantiu Zé Neto. Santo Estevão é considerado modelo para o processo de licitação do Transporte Rodoviário Complementar na Bahia, travado por conta de uma ação judicial movida pela Fetrabase.

Linhas de crédito e frotas renovadas

O gerente do Banco do Brasil, Adelmo Sena, apresentou alguns benefícios que podem ser adquiridos pelos taxistas, mototaxistas e demais  motoristas dos transportes alternativos. De acordo com ele, esses profissionais "têm forma e condição para prestar um serviço melhor e com qualidade". Para isso, o banco ofereceu, linhas de créditos com taxas de 0,5% por mês. Além de Sena, o consultor da Renault, André Luiz Pedreira, também garantiu apoio aos proprietários de vans em relação à renovação da frota.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323