O encontro dá continuidade ao diálogo já estabelecido com os representantes da classe em outro encontro, realizado na Avenida Fraga Maia, no mês de fevereiro
Tendo como objetivos principais entregar simbolicamente a ciclofaixa e dialogar sobre a necessidade desse instrumento, foi realizado, na manhã deste domingo, o 2º Encontro dos Ciclistas, na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana. O ato foi promovido pelo deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, e contou com a participação de mais de seis grupos de ciclistas organizados da região.
O evento dá continuidade ao diálogo já estabelecido com os representantes da classe em outro encontro, realizado na Avenida Fraga Maia, no dia 28 de fevereiro. Segundo Zé Neto, encontros como estes apontam para a necessidade de refletir sobre a importância das ciclovias no munícipio, seja como lazer, prática de esportes ou como via de transporte.
“Vocês (presentes) têm exercido um papel importante, que é o de nos levar a refletir no que podemos ajudar”, disse Zé Neto. O deputado estadual aproveitou a oportunidade para aconselhar os ciclistas a ocupar os espaços já estabelecidos na cidade, como a ciclofaixa da Avenida Nóide Cerqueira, entregue, simbolicamente, neste encontro, e a ciclofaixa da Lagoa Grande, a ser inaugurada. “A Lagoa Grande também será outra alternativa para os ciclistas. Lá, teremos 2,3 Km de ciclovia para levar as crianças para pedalar ou fazer exercício noturno durante a semana, por exemplo”, pontuou.
Respeito à ciclofaixa
O encontro também foi marcado pela preocupação com o respeito à ciclofaixa. Para Zé Neto, “o processo agora é o de trabalhar a cultura de respeito deste espaço”. A ideia é que placas de “Curtir” marquem situações positivas de ciclistas andando dentro da faixa estabelecida, e “Não Curtir”, quando automóveis fizerem uso da ciclofaixa para parada ou estacionamento.
Diálogo permanente
Durante o bate-papo, os ciclistas ressaltaram a necessidade de continuar os debates. Inclusive, ficou agendado, para o próximo dia 04, um Encontro formal de ciclistas, no qual entregarão documento oficial representativo da classe. Segundo estes, são mais de dois mil ciclistas organizados em Feira de Santana.
Zé Neto ressaltou a importância da organização da classe e disse estar à disposição de continuar dialogando. “Que mais encontros aconteçam e que agora eles partam de vocês. Chamem a classe política, a classe empresarial do setor de ciclismo, órgãos competentes da área e demais interessados no assunto para continuar exigindo que espaços como este sejam prioridade na construção das próximas avenidas da cidade”, destacou.
Na oportunidade, foram entregues troféus simbólicos de participação no evento.