Para a próxima quinta-feira (27), às 09h, ficou agendada uma nova rodada de diálogo com representantes dos servidores e técnicos do Estado
Nesta terça-feira (25), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, dialogou com a Federação dos Trabalhadores Público do Estado da Bahia (Fetrab) e outros representantes de diversas categorias sobre dois projetos de lei, encaminhados pelo Poder Executivo ao Legislativo, cujo objetivo é reajustar o salário dos servidores estaduais em 5,91%, de forma escalonada.
A proposta atual prevê reajuste linear de 2%, retroativo ao mês de janeiro deste ano, a todos os servidores ativos e inativos. O segundo reajusta os vencimentos em 3,91%, a partir do dia 1º de setembro.
“Esperamos votar o mais rápido possível a urgência destes projetos, mas não para já votá-los na semana que vem porque acho que só devemos votá-los depois que encerrarmos todos os diálogos com os setores organizados dos servidores estaduais”, disse Zé Neto ao ressaltar outros ganhos que fazem parte da política da atual gestão estadual de valorização dos servidores.
De acordo com o deputado, entre os anos de 2007 e 2014, o ganho salarial real dos soldados da Polícia Militar foi de 65,14%, sendo que entre 1999 e 2006 o ganho foi de apenas 20,98%. No caso dos cabos da PM, o ganho salarial real foi de 69,93%. Para os professores, os ganhos reais médios acumulam, até 2014, 53,87% de melhoria, equivalendo a oito vezes mais os 6,57% do período de 1999 a 2006. Ele ainda disse que o ganho médio dos peritos criminalistas, entre 1999 e 2006, foi de 31,1% sendo que na atual gestão a carreira já obteve, até 2013, 69,02%. Para 2014, o ganho médio previsto é de 100,81%.
“Fiz questão de passar os números do governo até porque não se trata apenas do reajuste linear para ser discutido, já que além desta revisão nos salários para todas as categorias o governo permanece fazendo negociações caso a caso, separadamente, com todos os segmentos. No decorrer dos últimos, anos não existe nenhuma classe que não tenha obtido, pelo menos, 32% de ganho real no nosso Estado”, pontuou o líder do governo.
“Não podemos negar os avanços, mas a ordem é seguir avançando”, disse Rubens Santiago, membro da diretoria do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz).
Para a próxima quinta-feira (27), às 09h, ficou agendada uma nova rodada de diálogo com representantes dos servidores e técnicos do Estado. “Os técnicos do governo poderão dar, consequentemente, mais objetividade e solução para as questões que foram postas hoje e, por ventura, serão postas também na próxima quinta-feira”, justificou Zé Neto.
Presentes - Participaram da reunião, Maria José (Zezé), presidente da Fetrab; Rubens Santiado, Rosaura Maciel Meira e Jorge Claudemiro da Silva, todos do Sindsefaz; Luiz Carlos Velame, do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp-Ba); Rui Oliveira, coordenador geral da Associação dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB); José Lourenço Dias, da APLB; Libania Maria Torres, da Fetrab; Inalba Cristina Fontenelle, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), e Ivanilda Souza de Brito.