28
Mar
Devido ao impasse gerado, as instituições sindicais apresentaram três propostas que ainda serão avaliadas pela administração estadual
Diversos sindicatos representantes dos servidores estaduais baianos se reuniram mais uma vez com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, e com o superintende de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), Adriano Tambone, para retomarem o diálogo sobre o reajuste salarial linear.
Durante cerca de três horas os servidores debateram com o representante do governo propostas que pudessem conciliar da forma mais satisfatória possível os interesses das várias categorias envolvidas no diálogo. Devido ao impasse gerado, as instituições sindicais apresentaram três propostas que ainda serão avaliadas pela administração estadual. Uma nova conversa foi marcada para a próxima segunda-feira (31) às 16h.
A proposta inicial do governo prevê reajuste linear de 2%, retroativo ao mês de janeiro deste ano, o pagamento dos 3,91% restantes a partir de 1º de setembro e um acréscimo de 10% de Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) retroativos a janeiro deste ano e mais 10% até julho, perfazendo um total de 20% de CET. Zé Neto aposta na conciliação como a melhor forma de solucionar a questão. “O diálogo sempre é o melhor caminho. E, conscientes de que nessa hora a transparência e a confiança devem ser pedras de toque para encontrarmos denominadores comuns, tivemos hoje, uma tarde, que se não permitiu que finalizássemos nossas conversas, manteve acessa a expectativa para segunda voltarmos a conversar e darmos mais passos em direção ao consenso”, refletiu o parlamentar.
Estiveram representados no encontro a Federação dos Trabalhadores Público do Estado da Bahia (Fetrab), o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc), a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), o Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp-Ba), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), a Associação dos Especialistas e Fiscais do Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação do Estado da Bahia (ASSERF) e a Associação dos Analistas Técnicos da Bahia (ATEBA).