Deputado voltou a dialogar com a categoria. Despachantes querem que profissão seja reconhecida de forma regularizada e normativa
Nesta quarta-feira (2), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, voltou a dialogar com o presidente do Sindicato dos Despachantes de Feira de Santana (SINDEFESA), Márcio Lino, o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDDBA), Gilberto Alvim Freitas, e o assessor jurídico David Leal Muniz. O objetivo da reunião foi discutir a regularização desses profissionais junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Na ocasião, os representantes apresentaram ao deputado um documento contendo as justificativas que explica a exigência da regulamentação da profissão do despachante documentalista.
Estiveram presentes também na reunião, o secretário e o diretor do Sindicato dos Despachantes de Feira de Santana (SINDEFESA), Claudino Castro e Raildo Castro, respectivamente; o presidente da Associação dos Despachantes do Sudoeste da Bahia, Washington Nolasco; o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDDBA), Waldir Ramos e o tesoureiro do Conselho de ètica do CRDDBA Joel Rabelo.
Projeto de lei
A categoria pede aprovação de um projeto de lei apresentado por eles e que tem por objetivo fazer implementar no Estado da Bahia o que dispõe a Lei Federal nº 10.602 de 12/12/2002, que cria o Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD-BR) e os Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalistas dos Estados e do Distrito Federal (CRDDs), como órgãos normativos e de fiscalização do exercício profissional dos despachantes documentalistas.
"Espero que essa lei possa ser ajustada na Bahia para que tenhamos um mecanismo que garanta serviços de qualidade", disse Zé Neto.
Ainda de acordo com o deputado, a solicitação dos despachantes deve ser atendida o mais breve possível. "Vamos trabalhar ao máximo para que tenhamos êxito nessa empreitada. Temos conversado com a Casa e vamos, nos próximos dias, afunilar nossos objetivos", garantiu o parlamentar.