O deputado estadual Zé Neto acompanhou as agendas e comemorou a chegada de mais investimentos na área industrial da cidade
Com o objetivo de conhecer as fábricas, bem como a linha de produção e dialogar com alguns representantes do setor industrial de Feira de Santana, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, visitou as obras da Tama Brasil e as fábricas Placo e Belgo Bekaert Arames. O deputado estadual Zé Neto (PT), lider do governo na Assembleia Legislativa acompanhou as agendas, ao lado também do diretor do Centro Industrial do Subaé (Cis), Jayro Miranda.
Na oportunidade, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões de recursos em infraestrutura para o Cis, que serão aplicados na estruturação de áreas para instalação de novas empresas. O deputado estadual Zé Neto comemorou a notícia e acredita que as fábricas aquecem o mercado industrial da cidade e injetam ainda mais investimentos na economia. “Evidentemente, as fábricas potencializam o PIB, bem como a arrecadação do Estado e Município, o que gera riquezas, e gera empregos, e isso potencializa com qualificação o mercado de trabalho”, disse o deputado.
Tama Brasil
As obras da sede da empresa Tama no Brasil já estão bastante adiantadas, estando prevista a conclusão para o mês de junho. Segundo os representantes, as obras já estão 45% prontas.
“A gente fica feliz que ta tudo andando no prazo e a expectativa é que em julho, ela comece a produzir. Não só trará empregos para Feira de Santana como também oferecerá embalagens para a agricultura do oeste da Bahia”, disse o secretário James Correia.
A empresa Tama produz o RMW (Round Module Wrap), uma espécie de módulo cilíndrico que embala o algodão no momento da colheita, num processo de rotação de 360o, e escolheu Feira de Santana para ser sua filial no Brasil. Segundo o gerente de planta Tarcísio Aguiar, a empresa gerou 50 empregos diretos e 100 indiretos.
Placo
Após conhecer à Tama Brasil, os visitantes se deslocaram até a fábrica Placo Saint-Gobain, que produz placas de gesso, ou Drywall, como são conhecidas, utilizadas no sistema construtivo de paredes, forros e revestimentos.
A empresa investiu, somente em Feira de Santana, R$ 128 milhões e tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo os dirigentes, o sucesso da empresa se deve “aos bons profissionais que encontramos por aqui”, destacaram.
Belgo
Encerrando as agendas, a Belgo foi visitada ainda no final da manhã. Os presentes assistiram uma breve apresentação da empresa, e posteriormente, acompanharam parte da linha de produção.
Segundo os representantes da fábrica, a Belgo é responsável por 80% do mercado industrial e é a única a produzir arames para tanques de piscicultura.