Ao lado do prefeito Felícissimo Paulino, mais conhecido como Baixa Fria, o deputado estadual também acompanhou inauguração da Casa de Apoio ao produtor
Com o objetivo de implementar tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para a produção agropecuária, foi lançado, nesta sexta feira (11), o Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias de Convivência com o Semiárido, no município de Antônio Cardoso. O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, acompanhou o evento, ao lado do prefeito Felícissimo Paulino, mais conhecido como Baixa Fria.
Antônio Cardoso é um dos municípios do Consórcio Portal do Sertão e através deste projeto, está sendo beneficiado com 93 tecnologias, ao todo, entre aguadas, barragens subterrâneas e cisternas, por intermédio do Consórcio. Segundo prefeito Baixa Fria, “a parceria com o Portal do Sertão é fundamental para o desenvolvimento do nosso município. Parabenizo o sucesso do Consórcio, que é organizado, equipado e possui força política”.
O deputado estadual Zé Neto também destacou a atuação do Portal do Sertão nos municípios consorciados e salientou a importância do Projeto 2ª Água para Antônio Cardoso. “O Consórcio Portal do Sertão é fundamental para o desenvolvimento da nossa região, e as tecnologias que chegam aqui hoje, sem dúvidas, farão a diferença. A água é fundamental para a produção”, disse.
Para selar o lançamento do Projeto, foi assinada – pelo prefeito Baixa Fria, o secretário executivo do Portal do Sertão, Daniel Moreira, e o coordenador de projetos da Fatres, Ernesto Gomes – a ordem de serviço para a implantação do programa de cisternas, que é mais uma ação do Governo Federal para dar condições de convivência com o semiárido, ao permitir o armazenamento de água. O Projeto, de iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dará continuidade aos avanços das ações de convivência com a seca.
O evento contou ainda com a presença do diretor da ADAB, Aurino Junior; da gerente regional da EBDA, Edilza Reis; do presidente da Câmara de Vereadores, José Neto de Souza; da representante do CDA, Dayane Maltez; do representante do Banco do Nordeste, Wilson Queiroz, secretários e vereadores de Antonio Cardoso e sociedade civil.
Conheça o Projeto
O Projeto 2ª Água - Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido, é a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para a produção agropecuária, em propriedades de agricultores familiares do Semiárido brasileiro. Para ter acesso ao Programa Segunda Água, precisa ser agricultor familiar, a base é o Cadastro único - Cad único, ter baixa renda (meio salário mínimo por pessoa) e possuir NIS (Número de Identificação Social).
Para ser beneficiário, uma ordem de prioridades deve ser respeitada: agricultores familiares que tenham prioritariamente mulheres como chefes da família; famílias com crianças até seis anos; famílias com idosos acima de 65 anos; famílias com deficientes físicos e mentais; e famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentes na escola.
Inauguração do Centro de Apoio ao Produtor
Ainda nessa sexta-feira, foi inaugurado o Centro de Apoio (CAP) ao Produtor Dilson Bastos Oliveira, no centro da cidade. O local servirá como base de atendimentos aos produtores rurais do município.