Presidenta Dilma inaugura e anuncia obras em Feira de Santana

A chefe do executivo cumpriu três agendas na cidade.

A presidenta da república Dilma Rousseff reuniu milhares de feirenses e moradores de várias cidades da Bahia, em visita à Feira de Santana, nesta terça-feira (29).

Acompanhada do governador Jaques Wagner, deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado federal Rui Costa, o presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Hereda, ministros de estado, secretários estaduais, prefeitos e representantes de entidades e movimentos sociais, a chefe do executivo iniciou a visita na Estação da Música.

Em ato comemorativo à construção de 500 mil cisternas no semiárido e entrega de 228 máquinas agrícolas, a presidenta Dilma assinou atos referentes à convivência com o semiárido, a exemplo do projeto Águas do Sertão, e lançou a duplicação da BR 101, no trecho de Feira de Santana a Sergipe.

Em relação a BR 101, o edital foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União, e prevê a construção de 165,4 km da nova pista, no trecho da divisa BA/SE ao entroncamento com a BR-324, na Bahia.

O edital de duplicação da BR-101/BA abrange a construção de nova pista paralela à existente, com duas faixas de rolamento e acostamentos, restauração da pista antiga e adequação de todas as travessias urbanas com construção de passarelas e acessos em desníveis. Pelo cronograma, as obras começam em agosto deste ano e terminam em dezembro de 2017.

Convivência com o semiárido

Aclamada pelo povo baiano, Dilma Rousseff fez um cumprimento afetuoso a todos os presentes. “Saúdo os feirenses e os moradores da região, é uma satisfação estar aqui na Bahia, onde nós temos grande parceria com o governador Wagner, que mostra a força da união. Ninguém faz as coisas sem equipe. Nós somos governo de mudança e isso implica que a gente saiba que temos obstáculos para superar e continuar mudando”,  explicou.

A presidenta rememorou a história da cidade. “Feira de Santana é o segundo maior município da Bahia, principal entroncamento do Norte e Nordeste. Por aqui já passaram milhões de retirantes ao longo da nossa história. Nós queremos que as pessoas continuem a passar por aqui porque nesta cidade encontram uma situação de melhoria de vida”.

Em relação à assinatura de novos atos para melhor convivência com o semiárido, Dilma Rousseff relatou que é necessária a garantia da segurança hídrica, produtiva e social.

“É importante que o produtor tenha sua cisterna para ter uma horta, sua produção. Precisamos saber que aqui no Nordeste tem mais obra de segurança hídrica que nos estados mais ricos da federação, e que tem problema de abastecimento de água. Nossa segurança social também é forte e não vamos retroagir, não vamos desistir disso tudo que nós conquistamos”, declarou a presidenta Dilma.

Apenas para o programa de cisternas, serão liberados mais de R$ 442 milhões em investimentos para garantir captação e armazenagem de água.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, com a entrega das máquinas agrícolas para 190 municípios da Bahia, o Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, totalizou 1.186 máquinas, destinadas à 397 cidades do estado. “Quando falamos nesta quantidade de municípios, estamos assegurando que o programa oferece apoio real a 95% dos municípios e vamos avançar ainda mais”, afirmou.

Sertão Vivo

Durante o evento realizado na Estação da Música, os prefeitos receberam as chaves dos equipamentos agrícolas das mãos da chefe do executivo e do governador Jaques Wagner. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, além da entrega das máquinas, o Governo Federal também garante a formação técnica para que as prefeituras possam utilizar os equipamentos de forma adequada.

“Com a entrega das máquinas, melhoramos, ainda, o escoamento dos produtos e estimulamos a produção. Tudo que nós queremos é que essas máquinas sejam reconhecidas como instrumentos de desenvolvimento social e prosperidade”, destacou Miguel Rosetto. 

O coordenador executivo da Articulação pelo Semiárido (ASA) na Bahia, Naidson Baptista, também esteve presente e destacou a resistência do povo do Semiárido. “Esse é um povo criativo, que durante séculos conviveu com governos que tentaram exterminá-los, mas não conseguiram. Hoje, vemos a inversão dessa situação por meio de atos da presidenta. Antes, a água era propriedade de uns poucos, agora estamos distribuindo esse bem precioso”.

De 2011 até março deste ano, em todo o Semiárido, já foram entregues 545,7 mil cisternas e 54,7 mil tecnologias de apoio à produção agrícola. O governo tem a meta de entregar, até o final de 2014, 750 mil unidades para consumo familiar e 76 mil de apoio à produção.

De 2003 até agora, já foram implantadas tecnologias de captação de água em 1.347 municípios do Semiárido e da franja do semiárido, beneficiando 935,5 mil famílias – cerca de 4,4 milhões de pessoas. De 2011 a março de 2014, as ações chegaram a mais de 600 mil famílias, num total de 2,8 milhões de pessoas.

O governador Jaques Wagner agradeceu a presença da presidenta e a parceria com o Governo Federal. “Uma verdadeira alegria tê-la em solo baiano e manter essa parceria. Todas as ações realizadas pelo Governo Federal e Governo Estadual foram essenciais para dar estrutura à convivência com o semiárido. Se a Bahia é campeã do Água para Todos, isso é fruto das parcerias, pois ninguém vence sozinho as dificuldades”, garantiu Wagner.

Zé Neto entregou à Dilma carta dos ACS e ACE

O deputado Zé Neto aproveitou a oportunidade para entregar uma carta enviada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) à presidenta. O conteúdo do documento solicita valorização salarial e profissional da categoria, que aguarda a aprovação do Projeto de Lei n° 7495/06 – o qual estabelece o piso salarial dos ACS e ACE de todo o país. Ao receber o documento, a presidenta Dilma se comprometeu com a leitura do documento entregue pelo líder do governo.  

Zé Neto também comemorou o sucesso da visita de Dilma. “É um sentimento de alegria e gratidão à presidenta Dilma e o governador Jaques Wagner pelos benefícios para a região, tanto para o campo, em relação às máquinas e cisternas, quanto para a cidade, com o Minha Casa, Minha Vida. Comemoramos, ainda, as 19 mil unidades do programa habitacional em nossa cidade. Também estamos muito satisfeitos por termos beneficiado 120 mil pessoas com o Minha Casa, Minha Vida e temos muito que agradecer, pois os programas sociais tem modificado a realidade do interior e das capitais”, destacou.

Formatura Pronatec: emoção e sentimento de dever cumprido

Na segunda agenda do dia, o público presente no espaço Olimpo Eventos para prestigiar a formatura dos 1.400 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vibrou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner.

A estudante do curso de Auxiliar de Pessoal, Leomara dos Santos, emocionou a todos ao contar sua história e receber das mãos da chefe do executivo o primeiro certificado da sua turma. “O curso me ajudou a ter noções de informática e também a ter iniciativa”, conta a aluna.

A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscrições de pessoas de baixa renda em cursos de capacitação do Pronatec Brasil Sem Miséria e o terceiro maior em todo o país. São 81,3 mil em 111 cidades do estado, desde que o Pronatec foi criado em 2011.

O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado. Em todo o Brasil, já são mais de 1,1 milhão de matrículas, em 570 cursos oferecidos.

O ministro da Educação, Henrique Paim, parabenizou o Governo Federal pela iniciativa do Pronatec. “Esse é um programa importante, que ajuda o jovem na inserção no mercado de trabalho através da educação”.

A presidenta Dilma comemorou junto com os formandos a vitória dos estudantes. “Aqui temos formandos do Senai e IFBA. Destaco que outro brasileiro, que tem um diploma do Senai, recebeu um outro diploma, de presidente da república, que é o nosso Lula. Vocês são aqueles brasileiros que são capazes de transformar o nosso país”.

Minha Casa, Minha Vida

No final da visita à Feira de Santana, a presidenta Dilma entregou mais de 1.200 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Daí porque estar aqui hoje, entregando essas 1.224 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida têm uma importância especial para mim. Primeiro, porque o programa Minha Casa, Minha Vida é o programa que mais protege a família brasileira, porque antes de ser uma casa com tijolos, antes de ser uma casa que teve cimento, alumínio, azulejos, no caso dessas, acabamentos e mármore, ela é um projeto de lar, por isso que o programa chama Minha Casa, Minha Vida, porque a casa é um lugar de vida, onde a gente cria os filhos, onde a gente recebe os amigos e, portanto, é onde a gente passa o maior e o mais feliz tempo da vida”, afirmou.

O governador Jaques Wagner também participou do evento, acompanhado do deputado estadual Zé Neto, e fez três pedidos aos proprietários dos imóveis. “Vamos pagar as casas em dia para que o programa possa continuar. Também peço a vocês que cuidem das suas casas e se organizem em condomínio para facilitar as reformas que vocês desejem fazer no decorrer do tempo. Desejo boa sorte a todos e que possam ser muito felizes em sua casa própria”.

As unidades entregues nesta terça-feira (29) possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, composta por meio-fio, pavimentação e redes de água potável, esgotamento sanitário com tratamento, energia elétrica com iluminação pública e disponibilidade de acesso ao transporte público.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323