O Território do Sisal recebe novo projeto da FIEB que pretende verificar demandas e abrir novas portas para o desenvolvimento industrial da região
A Federação das Industrias do Estado da Bahia, promoveu a primeira edição do Fieb - Ação Regional. O evento, realizado em Conceição do Coité, na tarde desta quarta-feira (29), reuniu empresários e representantes das prefeituras de 26 municípios para discutir o planejamento de ações estratégicas de atuação da entidade na Região Sisaleira e contou com a participação do deputado Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia.
No encontro, as instituições que integram o Sistema FIEB – SESI, SENAI, IEL e CIEB apresentaram para os presentes as possibilidades de serviços oferecidos para o setor industrial. Conforme disse o vice-presidente da Fieb, Edilson Nogueira essa ação é de suma importância para o desenvolvimento industrial da região, e essa parceria pode render o crescimento e maior ampliação para as empresas de micro, pequeno e médio portes, que são responsáveis pela empregabilidade de cerca de 74% dos trabalhadores da produção de Couro e Calçados, Fabricação de Produtos Têxteis e Extração de Minerais.
Já Carlos Gantois – também vice-presidente da instituição – reforçou o comprometimento do Sistema FIEB para interiorizar seus serviços. “Queremos criar aqui na região um novo pólo de desenvolvimento industrial e, para isso, traremos os serviços oferecidos pelo SESI, SENAI e IEL”, ressaltou.
Conforme dados do IBGE (2010), o Território do Sisal têm um PIB de R$ 3,1 bilhões e teve uma média de crescimento maior que a do Estado entre 2002 e 2011 quando o percentual foi de 5,4%, e o Estado 4,4%. Para o deputado Zé Neto, isso mostra a importância de se olhar para o interior da Bahia. “Na Bahia nos últimos três anos, se gera mais emprego no interior do que na região Metropolitana, e isso é para ser lembrado todos os dias. Porque esse é o marco fundamental para darmos os passos que precisam ser dados adiante. Para melhorar as condições de vida do cidadão e fazer com que as pequenas e medias cidades cresçam. Temos um grande e rico interior preparado para trabalhar, com vontade de crescer, com vontade de se desenvolver, e que precisa acreditar na sua história”, pontuou.
O Fieb - Ação Regional teve o objetivo de sedimentar as bases do desenvolvimento da indústria no interior do Estado e colher informações sobre as principais demandas da região para que possa haver mais desenvolvimento nos setores de educação e qualificação profissional, saúde e segurança no trabalho e assessoria tecnológica e inovação. O evento foi realizado numa parceria entre o Sebrae e o Desenbahia, quetambém apresentaram suas possibilidades de serviços.