Mototaxistas da cidade pedem criação de linha de crédito para aquisição de novos veículos e redução do ICMS e IPI
Em passagem por Porto Seguro nessa quinta-feira (08), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, se reuniu com representantes da AMOTAPS (Associação dos Mototaxistas de Porto Seguro) para ouvir as necessidades da categoria.
Na oportunidade, ele recebeu demandas relacionadas à criação de novas linhas de crédito para manutenção e compra de novos equipamentos, e redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra dos veículos.
De acordo com Zé Neto, esta demanda já foi objeto de discussão no passado, mas, devido à falta do reconhecimento nacional da profissão, não prosperou. Porém, destacou o parlamentar, esses entraves já estão sendo superados diante da regulamentação da profissão de mototaxista, em 2012, pelo Governo Federal.
Na ocasião, o líder do governo se comprometeu em buscar soluções para sanar com os problemas da categoria na região. “Vamos trabalhar para conseguir uma linha de crédito que realmente possa significar para esses mototaxistas condição melhor para comprarem um veículo novo e para, inclusive, avançar no que diz respeito ao ICMS e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) dessas motocicletas”. No caso do ICMS, de acordo com o deputado, compete ao Estado. “E já me comprometi em levar o pleito à Secretaria Estadual da Fazenda. No caso do IPI, já há solicitação e projeto em tramite no Senado Federal precisando tão somente da sua aprovação. Estarei junto ao senador Walter Pinheiro para tentar encaminhar essa importante solicitação de uma categoria que só aqui em Porto Seguro tem 600 componentes”, afirmou Zé Neto.
Na avaliação do deputado, a reunião foi positiva. “Esperamos suprir em parte, ou quem sabe até totalmente, as expectativas desses pais e mães de família que fazem um trabalho tão importante para a comunidade”, conclui.