Campanha 2014 contra febre aftosa lanada em Feira de Santana

Na etapa de 2013, a cidade respondeu com índice vacinal de 95,63% 

Na manhã desta sexta-feira (09), no Parque de Exposições João Martins, foi lançada oficialmente a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa na Bahia. O Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, acompanhou a ação promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).

Conforme Paulo Emílio Torres, diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), “a regional da Agência em Feira de Santana é uma das mais bem estruturadas e, apesar da seca que atinge a região, respondeu com índice vacinal de 95,63% na etapa de 2013. Este resultado se deve ao empenho dos servidores e ao compromisso dos criadores, que vêm contribuindo com a prevenção do rebanho na região”. 

Segundo o coordenador regional da Adab, Aurino Soares Junior, Feira de Santana é uma cidade polo na pecuária baiana contando com cerca de 850 milhões de cabeças de gado, o que justifica o lançamento da campanha na cidade. “o lançamento dessa campanha aqui em Feira tem repercussão em todo Estado. Aproveitamos o momento conclamo a todos os produtores baianos para que venham vacinar seus rebanhos e contribuir para que a gente mantenha o status de Bahia zona livre de aftosa, o que é muito importante para nosso agronegócio. E para isso, é de suma importância que o criador venha participar da campanha vacine seu gado e também declare. Não basta apenas vacinar. É preciso levar a nota fiscal até a Adab para que a gente possa contabilizar esse número e dar um retorno aos próprios criadores”, explicou.

O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, parabenizou os criadores da região que têm participação significativa na erradicação do vírus da febre aftosa no Estado. “Nós temos uma diversidade imensa em nosso território nas atividades do campo. Vivemos as agruras de uma seca inclemente e os sertanejos não se curvaram e o Governo do Estado e o Governo Federal não ficaram de braços cruzados diante do sofrimento que se abateu. E por essa razão ambos os governos já estão desenvolvendo ações para construir um plano nacional e estadual permanente de convivência com a seca e de desenvolvimento sustentável para o semiárido nordestino. Essas são algumas das razões para a escolha de Feira de Santana para sediar esse momento de lançamento”, completou.

Prazo

Os criadores baianos têm até o dia 31 de maio para vacinar todos os bovinos e bubalinos, independentemente da faixa etária. O prazo para declarar a aplicação das vacinas vai até o dia 15 de junho, nos escritórios da Adab distribuídos estrategicamente nos 417 municípios baianos. Os mais de 11 milhões de bovídeos representam o maior rebanho da região Nordeste, que tem apresentado, nos últimos anos, estabilidade sanitária referenciada nacionalmente.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323