Realizada na tarde de terça-feira, 13, na SEDES, reunião definiu os últimos acertos para a implantação da Orquestra Sinfônica NEOJIBA em Feira de Santana.
Na tarde dessa terça-feira, 13, o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto, esteve com o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cézar Lisboa, e o diretor geral do programa NEOJIBA, Ricardo Castro, para definir os últimos pontos da implantação da Orquestra em Feira de Santana. O marco oficial dessa conquista para o município será realizado no dia 08 de junho com uma apresentação da orquestra na cidade.
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, NEOJIBA, chegam a Feira de Santana para dar início à construção da primeira Orquestra Sinfônica NEOJIBA no interior do Estado, tendo o município como base para o seu plano piloto.
O NEOJIBA é um projeto reconhecido nacionalmente, que atende cerca de mil jovens em Salvador. Seu trabalho visa potencializar a prática orquestral de excelência, ampliando o potencial de concentração dos jovens, bem como contribuindo com a inclusão social, disciplina, aperfeiçoamento social-global e interação dos mesmos no mercado da música. A orquestra representa uma possibilidade de mudança na vida de jovens e crianças que, através da prática coletiva da música, adquirem ferramentas essenciais ao desenvolvimento pleno de suas capacidades. O resultado dessa prática é confirmado no alto nível de excelência alcançado pelos músicos das suas orquestras.
Em Feira de Santana a implantação do NEOJIBA contará com o apoio do Instituto Antônio Gasparini (IAG), que tem por finalidade congregar a comunidade através de manifestações e ações diretas, que se comprometam a propugnar, prioritariamente, pela melhoria da qualidade de vida em sua área de atuação. Atende cidadãos em vulnerabilidade social, desde a infância até a terceira idade.
Na opinião do deputado Zé Neto não há satisfação maior do que ver Feira de Santana incluída num programa de tamanha excelência, reconhecido mundialmente e que tem trazido, a partir da prática orquestral, jovens, muitas vezes excluídos da sociedade, para o cenário musical. “Me enche de felicidade saber que na nossa cidade teremos um projeto como o NEOJIBA, uma fábrica de cidadãos onde a música não só transforma suas vidas pessoais como também as coletividades onde esses jovens moram e atuam. Só tenho a agradecer ao governador Jaques Wagner e ao Secretário Cézar Lisboa por essa conquista”, disse o parlamentar.
Inicialmente, um dos bairros que terá foco nesse atendimento será o George Américo, que, segundo o deputado, se dá por conta da experiência bem sucedida em relação a base comunitária da PM instalada no local.
“A base comunitária além de ser um trabalho policial, é também um trabalho de inclusão social, e o George Américo foi o grande mote para referendar a vinda da NEOJIBA para Feira de Santana. Inicialmente, teremos em média 60 jovens sendo atendidos pelo programa que, gradativamente, ao longo do tempo, irá crescer construindo não só uma orquestra sinfônica na nossa cidade, o que já é um sonho, mas também a possibilidade de ampliar por demais os horizontes desses jovens que, com certeza, serão homens e mulheres melhores na vida e emissários do bem para a nossa comunidade”, concluiu.