A partir desta terça-feira (3), os motoristas que trafegam na Avenida Paralela, sentido aeroporto, não precisam mais utilizar retornos para chegar aos bairros de Narandiba, Doron, Engomadeira e Tancredo Neves. Eles têm agora o Viaduto de Narandiba, que foi liberado para o tráfego pelo governador Jaques Wagner no início da manhã.
"Junto com os dois viadutos que completam o Complexo do Imbuí, essa obra melhora significativamente o trânsito, diminuindo o tráfego na Paralela, atualmente um dos pontos de estrangulamento da cidade", disse Wagner.
A obra, na qual foram investidos R$ 15 milhões, integra o Complexo Viário do Imbuí, que faz parte do pacote de obras estruturantes do Governo do Estado, por meio do Programa Mobilidade Salvador, para interligar os pontos extremos da cidade, com R$ 8,5 bilhões de recursos.
Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o viaduto possui 172 metros e duas faixas em sentido único. A obra incluiu toda a requalificação viária do trecho.
Rapidez
Com a intervenção, os motoristas ganham uma alternativa mais rápida para acessar a região de Narandiba. Da Avenida Jorge Amado, basta seguir pela rua interna do Imbuí (Shopping CCI/Banco do Brasil), e virar à esquerda no final da rua para ter acesso ao novo viaduto.
Os veículos que trafegam pela a Avenida Paralela, devem utilizar a via marginal, na entrada do Quartel do Exército e, após a passarela, subir pela alça à direita, no Condomínio Rio das Pedras, até acessar o viaduto. Antes, era necessário utilizar as pistas de rolagem da Paralela ou retornar pelo viaduto do Centro Administrativo da Bahia (CAB) para chegar ao mesmo destino, aumentando o fluxo e a lentidão nos dois sentidos da avenida.
O comerciante Francisco Cerqueira disse que o viaduto facilita a locomoção para quem segue para Narandiba e quem trafega pela Paralela. “O tráfego na Paralela vai melhorar porque vai retirar um bom fluxo de carros, já que para chegar a Narandiba teríamos que ir até o Centro Administrativo. Agora, dá pra ir direto”.
Corredores estruturantes
Além da construção de três viadutos, as intervenções do Complexo Imbuí-Narandiba contemplam a ligação com o bairro do Stiep e as vias marginais entre o CAB e a Avenida Luís Eduardo Magalhães, já em operação. Também liberado, o acesso direto à BR-324, por meio de um retorno construído na Luís Eduardo Magalhães, logo após o viaduto da Baixinha de Santo Antônio, reduziu pela metade o tempo no trajeto e absorve o fluxo de veículos que antes vinham no sentido aeroporto-centro e provocavam grande congestionamento na região do Iguatemi.
Para melhorar a mobilidade da capital baiana, o Programa Mobilidade Salvador reúne uma série de obras com objetivo de ampliar a capacidade de tráfego por meio da implantação dois grandes corredores estruturantes ligando a Suburbana e a BR-324 à Orla Atlântica, sendo o primeiro composto pelas avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa e ligação Lobato-Pirajá, e o segundo pelas avenidas 29 de março e Orlando Gomes.
Também fazem parte do programa a construção da ligação entre a Luís Eduardo Magalhães e a Estrada do Curralinho, facilitando o acesso ao Stiep e a Boca do Rio, a ligação viária entre a Paralela e o Estádio Manoel Barradas (Barradão), o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas e os já concluídos Complexo Viário 2 de julho, na região do aeroporto, e a Via Express Baía de Todos-os-Santos, que liga a BR 324 ao Porto de Salvador e à Cidade Baixa.