Nesta quarta-feira (25 de junho) também foi reinaugurado o Cine-Theatro Cachoeirano
Na transferência simbólica da sede do Governo da Bahia para o município de Cachoeira pelo sétimo ano consecutivo, nesta quarta-feira (25), o governador Jaques Wagner reinaugura o Cine-Theatro Cachoeirano e anunciou que será realizada a requalificação do atracadouro da Baía do Iguape, além da construção da estrada que liga o município à BR-101, passando por Capoeiroçu.
Presente na cerimônia, o deputado estadual Zé Neto declara que além dos 10 milhões investidos na cidade pelo PAC do Governo Federal e Estadual, que vão melhorar substancialmente o saneamento básico da cidade, os anúncios de novos investimentos feitos pelo o governador dão tom de uma presença mais efetiva do governo do Estado no município de Cachoeira.
Sobre o Cine-Theatro, que estava fechado há 20 anos e teve investimento de R$ 6 milhões do Governo através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o deputado Zé Neto afirma: “Por certo terá impactos muitos positivos em toda a cultura, o turismo, na história e economia de Cachoeira”.
Cachoeira, sede simbólica da Bahia
Em 2007 foi aprovada pelo Governo baiano a Lei 10.695/07 que prevê transferência da Sede do Governo da Bahia para Cachoeira, cidade com 192 anos de independência de Portugal que, em 1822, foi precursora das lutas que culminou na Independência da Bahia e do Brasil. O governador Jaques Wagner explica a comemoração: “A ideia é de reverência, de cultivar essa história, esse momento maior do povo aqui de Cachoeira, porque eu acho que sem história a gente não projeta futuro”.
Reunidos para homenagear aqueles que se anteciparam e continuaram a luta até o 2 de julho de 1823 pra garantir a independência baiana, as comemorações do dia 25 de junho em Cachoeira começaram com a salva de tiros, entrevista coletiva concedida pelo governador Wagner no Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac); entrega a reinauguração do cineteatro, localizado na Praça Teixeira de Freitas e em seguinda hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal na Praça da Aclamação. Durante a tarde, às 14:30h, iniciou-se a sessão solene na Câmara Municipal tendo em sequencia o desfile cívico que contou com apresentação de Lyras da cidade e região.
Feliz em participar da celebração cachoeirana o deputado estadual Zé Neto declara que “a simbologia do dia 25 é muito importante para fortalecer nos baianos a identidade de povo libertário e que busca com altivez dias melhores. Cachoeira foi a capital da resistência e da ousadia que desencadeou com mais veemência nossa luta por independência”. O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia aproveita para parabenizar o governador Wagner e seu governo por ter tido a sensibilidade de criar esse importante emblema de história e de referencia para o futuro.