O Estado declarou independência há 191 anos
Logo cedo, no Largo da Lapinha, milhares de pessoas se reuniram para festejar os 191 anos da Independência da Bahia. Assim como em todos, o tradicional desfile foi marcado por casas enfeitas em homenagem à data; manifestações por melhorias aos serviços públicos e circulação de diversas entidades políticas tanto de base, quanto de oposição. Entre os participantes, estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT) e demais autoridades.
Após o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino ao 2 de Julho (oficial da Bahia), os carros do Caboclo e da Cabocla foram entregues à população para início do cortejo que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Salvador. Pela manhã, o percurso foi da Lapinha ao Pelourinho e, à tarde, da Praça Municipal ao Campo Grande.
Zé Neto caminhou junto com as pessoas que lotavam as ruas do Centro Histórico e seguiam o desfile e, mostrou satisfação com o que viu. “Amor pela Bahia, sentimento de independência forte e presente na cultura, misturada com o jeito baiano de comemorar suas datas sempre com muita alegria”, afirmou o deputado que finalizou: “Sem nenhuma dúvida, uma caminhada onde foi possível ver o reconhecimento das pessoas com as representações do nosso Governo. Viva ao dois de julho, nunca mais o despotismo”.