Com a atuação contínua de programas voltados à redução da pobreza e inclusão socioprodutiva, o governo estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), totaliza, este ano, 115 mil cisternas implantadas em 407 municípios da Bahia. O dado expressivo integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo para melhoria de vida da população rural nas áreas de abastecimento e oferta hídrica.
O plano de ação vem ganhando força desde o primeiro trimestre de 2012, quando a empresa passou a executar, no âmbito do programa Água para Todos, os convênios firmados entre o governo estadual e o Ministério da Integração para a implantação de cisternas de polietileno e construção de barreiros. Destaca-se ainda, neste processo, o esforço integrado de órgãos como a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e de secretarias estaduais com a perfuração de poços e sistemas de abastecimento de água.
Beneficiados
Segundo a coordenação do Água para Todos/CAR, no período de 2012 a 2014, 394.827 pessoas serão beneficiadas com a implantação de 14 mil cisternas de polietileno e a limpeza e requalificação de aguadas (obras concluídas), estando em execução 300 barreiros, 2.600 barragens subterrâneas, 415 módulos sanitários e a implantação de 46.584 cisternas de polietileno, além da limpeza de aguadas/dessedentação animal/sistemas de abastecimento e irrigação, totalizando investimentos da ordem de R$ 365,9 milhões.
Tecnologias
O governo estadual, englobando as obras realizadas por seus órgãos e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), já investiu, nesta gestão, mais de R$ 500 milhões na construção e implantação de reservatórios e tem utilizado duas tecnologias para garantir o armazenamento da água da chuva nas zonas rurais – a cisterna de polietileno e a de tela argamassada (construída), sendo a primeira já fabricada e levada para encaixar no terreno, com tempo de instalação mais rápido, e a outra com prazo de construção em torno de uma semana, possuindo as duas tecnologias diferenças de custos.
De acordo com o coordenador do Água para Todos/CAR, Leornado Miranda, 14 mil cisternas foram instaladas nos municípios de Canudos, Cícero Dantas, Crisópolis, Euclides da Cunha, Fátima, Jequié, Maracás, Nordestina e Santa Teresinha, sendo ainda instaladas, este ano, 4.227 cisternas em outros municípios baianos, totalizando 60.584 o número de unidades implantadas e em execução em 69 municípios da Bahia. Miranda ressaltou ainda que, inicialmente, foram implantadas 2.600 barragens subterrâneas em 98 municípios, estando as ações do Água para Todos/CAR em 203 municípios baianos.
07
Jul