Estado que se consolidou como destino dos maiores eventos nacionais e internacionais do setor agropecuário, a Bahia sediará a I Exposição Nacional do Cavalo Campolina e Jumento Pega. O evento inédito acontecerá no município de Feira de Santana, de 15 a 20 deste mês de julho, no Parque de Exposições João Martins da Silva, com apoio institucional e material do governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). “A Bahia tem o maior plantel de equídeos do país, atividade que gera milhares de postos de trabalho”, lembra o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, explicando que o apoio decisivo a este evento acontece em consonância com orientação do governador Jaques Wagner para incentivar eventos dessa natureza, prestigiando Feira de Santana.
De acordo com Beto Falcão, presidente do Núcleo de Pega da Bahia, a I Exposição Nacional do Cavalo Campolina e Jumento Pega tem o objetivo de incentivar o cruzamento dessas raças, cujos resultados são burros e mulas, híbridos muito bons de marcha e de resistência maior que os cavalos Campolina e o jumentos Pega. Beto Falcão lembra que a Bahia detém o maior plantel de burros do país, liderança conquistada desde os ciclos econômicos do cacau e da cana-de-açúcar. O Brasil é o terceiro no ranking de eqüídeos, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Evento
Essa é a maior exposição das raças realizada atualmente no Brasil, e vai contar com a participação de criadores de nove estados brasileiros, entre eles Paraná, Espírito Santo e São Paulo. “Teremos no parque de exposições mais de 600 animais, só dessas duas raças, de grandes expositores”, informa Lúcia Miranda, uma das organizadoras do evento.
De acordo com ela, serão realizadas outras atividades durante o período, com destaque para a Copa de Marcha do Cavalo Campolina, raça que vem crescendo consideravelmente no Brasil, e a Copa de Marcha de Muares, animal fruto do cruzamento do cavalo com o jumento, trazendo uma nova proposta para os criadores.
A I Exposição Nacional do Cavalo Campolina e Jumento Pega é promovida pela Associação dos Criadores do Cavalo Campolina da Bahia e do Jumento Pega e Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana, com apoio da Seagri. A expectativa da organização é receber mais de 10 mil pessoas.