Por volta das sete da manhã deste domingo (13) cerca de 10 mil pessoas participaram do Bando Anunciador, que anuncia a festa de Nossa Senhora Santana, a padroeira de Feira de Santana.
O Deputado Estadual Zé Neto cumpre a tradição e comparece em mais uma edição do Bando Anunciador, resgate cultural que acontece desde 2007, espalhando irreverência e criatividade pelas ruas de Feira de Santana.
Ao som das fanfarras e sambas de roda, pessoas de todas as idades representaram bairros, povoados, grupos de municípios vizinhos ao percorrer desde a Rua Conselheiro Franco, em frente o Cuca, até a Praça da Matriz, passando pela Praça da Bandeira, Rua Marechal Deodoro e Beco do Mocó.
Zé Neto diz que esse resgate é uma das coisas mais deliciosas que aconteceu com Feira de Santana do ponto de vista cultural. “Quando criança, como adolescente e no começo da fase adulta também participei do Bando. Festa de paz, de alegria, com um sentimento extremo de vitalidade da alma feirense. Parabéns a todas as pessoas que participaram, organizaram e reverenciam esse lindo movimento, especialmente Zé e Selma", declara o parlamentar satisfeito e melado de carvão pelo grupo "Bando de Lucas".
"Bando de Lucas"
Com os corpos pintados com carvão, o “Bando de Lucas”, composto por estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), resgatou a história do “Nego Fugido”. Os estudantes pintaram diversos participantes, entre eles, o deputado Zé Neto que participa anualmente dos festejos.
Sobre o Bando Anunciador
O Bando Anunciador é uma manifestação da cultura popular de Feira de Santana e tem por objetivo anunciar o início da festa à Senhora Sant’ana, considerada pelos católicos a padroeira da cidade. A tradição foi retomada pela UEFS em 2007, após a igreja extinguir a manifestação em 1987.
Iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), com apoio institucional da Câmara de Vereadores, em particular do ex-vereador Renildo Brito, a festa foi remontada sob o comando do reitor José Carlos e a diretora Selma Soares, chegando, este ano, a reunir mais de dez mil amantes da cultura feirense pelas ruas da cidade.