Reunião teve como objetivo, encerrar a greve do setor.
O líder de governo, Zé Neto (PT), participou na Governadoria, nesta segunda (14), com o governador do estado, Jacques Wagner, em reunião com os representantes do SINTAGRE – Sindicato representante da EBDA, para discutir a situação da greve do setor, que perdura a mais de 110 dias.
Depois da greve deflagrada, em função de situações que vem desde 1995, dos governos anteriores, hoje o governador Jacques Wagner, fez a proposta de pagar 90 milhões de reais em 60 meses, para os trabalhadores, com o início do parcelamento no mês de agosto. O pagamento é referente a dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003.
Estiveram presentes também, Manoel Vitório, secretário da Fazenda, Delfino Góes secretário da Administração, Jairo Carneiro secretário da Agricultura, o procurador geral do estado, Rui Moraes, e também o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
Para Zé Neto o governo fez uma proposta que pode pôr fim à greve.
“ Foi muito proveitosa a negociação hoje com o governador. Que coloca claramente a vontade do governo em resolver o problema. Eu diria que saímos de lá com a proposta muito avançada, do ponto de vista das possibilidades do governo, e com bases muito significativas. No geral a proposta do governo além do pagamento dos dissídios, é de ter um grupo de trabalho para iniciar uma das tarefas que eu acho mais importante, a de fazer uma proposta de reestruturação geral da empresa, também a partir do mês de agosto. O governador assimilou essa proposição em frente aos secretários que dizem respeito a todos os liames da empresa, e com isso, esperamos que na próxima terça-feira (15), depois da realização de 21 assembléias por todo o estado, os trabalhadores possam deliberar pelo fim da greve, e referendando a proposta do governo, que visa nesse momento, encerrar essa paralisação, e dar outro ânimo e outra dimensão para a reestruturação da empresa.”