Com investimento de R$ 500 mil, o Governo da Bahia instala nesta quarta-feira (23) mais uma base comunitária de segurança em Salvador, desta vez, no bairro Uruguai, na Cidade Baixa. A nova unidade integra a estratégia de segurança pública implementada em todo o estado, por meio do programa Pacto pela Vida.
Na edição destra semana do seu programa de rádio, ‘Conversa com o Governador’, Jaques Wagner fala sobre o assunto e destaca também as ações do programa de prevenção ao câncer de mama e a entrega de trechos recuperados de rodovias no interior do estado.
Ao falar sobre a nova base comunitária de segurança, Wagner explica que a instalação da unidade é mais um investimento para a melhoria da segurança pública e o enfrentamento à criminalidade. Segundo ele, a estratégia da base comunitária “tem dado resultados extremamente positivos na capital e no interior”, e que a repercussão no bairro Uruguai e nas redondezas “será a mesma que tem acontecido” em cada local que o governo tem implantada o equipamento.
“É um dos itens do nosso programa Pacto pela Vida, que é o nosso planejamento de segurança pública e que contempla vários aspectos”, diz Wagner, destacando, entre eles, o aumento do contingente com a contratação de 14 mil policiais, a melhoria dos equipamentos destinados ao trabalho dos policiais, a farda, o armamento, a munição, o colete à prova de bala, os veículos. “Ou seja, estamos qualificando a cada dia e o que há de melhor hoje, no pensamento sobre segurança pública, a gente tem introduzido aqui, através do Pacto pela Vida”.
Wagner informa também que acompanha pessoalmente a implementação das ações do programa Pacto pela Vida. “Eu dedico uma manhã por mês para exatamente me reunir com toda a cúpula da Segurança Pública, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, da Defensoria, exatamente analisando o mês anterior e corrigindo eventuais falhas para que a gente possa continuar como conseguimos, em 2013, reduzir em aproximadamente 8% o número de homicídios”.
De acordo ainda com Wagner, a base comunitária no Uruguai é mais um investimento do governo para a melhoria do enfrentamento à criminalidade. “Eu não tenho dúvida que nós vamos vencer essa batalha, não só trabalhando com segurança, mas evidentemente também com todos os projetos sociais. Para mim, é uma alegria, até porque essa é a semana do aniversário da Polícia Militar baiana”.
Ele aproveita para parabenizar “a todos os profissionais que militam nessa Polícia Militar, quase bicentenária, que a cada dia a gente tem procurado dar mais respaldo, mais qualificação para que possa cada vez prestar um melhor serviço a toda comunidade baiana”.
22
Jul