Com exposição diversificada de produtos alimentícios, além de equipamentos para a indústria e o comércio e a expectativa de realizar bons negócios, está sendo realizada no Centro de Convenções da Bahia a 5ª Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores – SuperBahia 2014. A expectativa é que 12 mil pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor participem do evento até a próxima quinta-feira (24).
O governador Jaques Wagner, o presidente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), João Cláudio Andrade, e o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, participaram da abertura oficial, no final da tarde desta terça-feira (22).
O evento da Abase tem o Sebrae como co-realizador e apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). Durante visita aos estandes o governador destacou a organização dos supermercadistas que se uniram para fazer compras compartilhadas. “Esta é uma mostra de maturidade e da visão que, hoje, para competir em um mercado tão disputado é preciso usar das melhores tecnologias e inovar na forma de organização”.
Ainda de acordo com Jaques Wagner, a expectativa é que sejam fechados mais de R$ 400 milhões em negócios. “Um evento como este é fundamental para a Bahia”.
Palestras e cursos gratuitos
Ao todo, 120 estandes expõem produtos, parte deles, novos no mercado. Para o expositor de máquinas para confeitaria e panificação produzidas em São Paulo, Sandro Castorani, a SuperBahia é uma oportunidade de divulgação. “Estamos trazendo máquinas que fazem a produção de salgados como coxinhas, quibes e travesseirinhos. Trouxemos também um lançamento que é uma máquina para biscoito sequilhos e amanteigados”.
Com entrada franca, além de conferir o que há de mais moderno, quem comparecer ao evento tem a possibilidade de participar de palestras e cursos gratuitos.
Conforme Castorani, a empresa ministrará cursos nesta quarta-feira (23), às 14h e às 16h. “O interessado deve se dirigir à secretaria da feira, onde faz o cadastramento, com o nome e CPF. Vamos fazer a aula com a máquina funcionando”, explica.
Palestras proferidas por servidores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão vinculado à Sicm, sobre o papel do Ibametro na regulação de mercado e de auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que discorrerão sobre a Nota Fiscal Eletrônica, também fazem parte da programação da SuperBahia 2014.
Linhas de crédito
O superintendente do Sebrae no estado, Edival Passos, ressaltou que “em torno de 40% dos expositores são de indústrias baianas e isto é muito significativo”.
Os empresários interessados em acessar linhas de crédito, por exemplo, podem se dirigir aos balcões das principais instituições financeiras com atuação no estado, entre elas, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), no próprio estande do Sebrae. No local, também estão expostos dezenas de produtos oriundos da agricultura familiar.
O presidente da Abase, João Cláudio Andrade estima que o setor deve fechar o ano de 2014 com crescimento em torno de 6,5%. Ele ainda informou que a SuperBahia também tem a intenção de criar condições para que os supermercadistas se preparem para as vendas do final de ano. “É um feira em que apostamos bastante. Temos feito um trabalho para que o varejista venha para a feira fazer negócios, com o intuito de comprar, desenvolver suas empresas para gerar mais emprego e renda”.
23
Jul