No final da manhã desta terça-feira (5), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, esteve na Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (Sedes), para acompanhar o encontro entre o secretário de Desenvolvimento, Cézar Lisboa, o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian e representantes da comunidade Fazenda da Esperança, para discutir a ampliação da ação instituição no Estado.
Nos últimos quatro meses o deputado Zé Neto esteve empenhado na interlocução entre o Governo do Estado e representantes da instituição visando encontrar formas de parceria que possam ajudar no propósito de fortalecer a reabilitação de jovens através do trabalhado da Fazenda da Esperança.
A instituição já tem duas sedes na Bahia, nas cidades de São Gonçalo e Jequié. E a proposta é aumentar a infraestrutura na cidade de São Gonçalo dos Campos e criar um novo campus da fazenda em Ilhéus, no Sul do Estado. Uma próxima reunião será realizada para a entrega de documentos que serão analisados por técnicos da Sedes, para dar um parecer sobre a viabilidade da ampliação.
Fazenda Esperança
Instalada em São Gonçalo desde 2008, a Fazenda da Esperança – que é mantida pela arquidiocese de Feira de Santana – é uma instituição filantrópica que possui uma rede de 85 comunidades terapêuticas, sendo 63 no Brasil e 22 espalhadas em outros países como: Paraguai, Argentina, México, Guatemala, Filipinas, Colômbia, Rússia, Portugal, Moçambique e Alemanha. Acolhe cerca de 5.000 jovens, em regime interno, para recuperação de dependência química (drogas ou álcool), através de um programa de terapia ocupacional usada como instrumento para a própria auto-sustentação do jovem na instituição e a vida de comunidade e espiritualidade, como um caminho de descoberta de valores e sentido de vida. A unidade de São Gonçalo tem a capacidade para 30 pacientes do sexo masculino.