Os motoristas que trafegam pela Avenida Paralela e precisam passar pelo bairro do Imbuí são beneficiados com a inauguração de mais dois acessos importantes na manhã desta segunda-feira (18). Em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner, foram entregues o segundo viaduto, que recebeu o nome de Governador Eduardo Campos e faz parte do Complexo Viário Imbuí-Narandiba, no sentido Imbuí/Paralela, e a via marginal, que liga o viaduto da Avenida Luís Eduardo Magalhães ao bairro.
Devidamente sinalizado e iluminado, o viaduto tem duas faixas no mesmo sentido e 380 metros de extensão. A via pode ser utilizada em alternativa aos condutores que precisavam fazer o retorno próximo ao supermercado Extra, para seguir pela Paralela, no sentido centro.
Segundo o governador, a obra entregue deve melhorar significativamente a qualidade de vida de quem trafega pelo local todos os dias. “Essas obras fazem parte do plano do governo para a mobilidade na cidade, uma necessidade do cidadão baiano, que trafega todos os dias por uma avenida de grande importância, como é a Paralela”. Já a pista marginal segue desde a ligação com a Avenida Luís Eduardo Magalhães até o supermercado Extra, com três vias e sinalização adequada.
Complexo Viário
As duas obras fazem parte do Complexo Viário Imbuí-Narandiba, que inclui a construção de três viadutos (dois no Imbuí e um em Narandiba), além das vias marginais que ligam o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães e o Imbuí em direção ao supermercado Extra, ambas em funcionamento.
Em fase de obras, o complexo viário ainda inclui o acesso ao bairro do Stiep, nas imediações do Centro de Convenções, e um terceiro viaduto, que faz a ligação no sentido contrário, para os motoristas que seguem da Paralela para o bairro do Imbuí. Com previsão de entrega até o próximo mês de setembro, esse viaduto vai receber o nome de Marcelo Déda, ex-governador de Sergipe, que morreu em dezembro de 2013.
As construções são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e receberam R$ 95 milhões em investimentos dos governos estadual e federal. No início de junho já havia sido entregue a primeira parte das obras - o viaduto que liga as avenidas Paralela e Edgard Santos, facilitando o acesso aos bairros do Cabula VI, Tancredo Neves, Doron, Engomadeira e Narandiba, com duas faixas em sentido único.
Programa Mobilidade Salvador
Complexo Viário Imbuí-Narandiba faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana que está recebendo R$ 8,5 bilhões em recursos para a construção de novas vias na cidade, como a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, o primeiro trecho do metrô, a primeira etapa da duplicação da Pinto de Aguiar, Ligação Avenida Luís Eduardo Magalhães - BR 324, Viaduto de Narandiba e Vias Marginais da Paralela, já entregues.
Do Programa Mobilidade Salvador estão em andamento as obras da Estrada do Curralinho, a conclusão da Avenida Pinto de Aguiar e os dois corredores transversais de tráfego, que ligam a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário.
Praça Multiuso
Durante a cerimônia de inauguração, o governador anunciou novos investimentos para o local. Em frente ao Condomínio Amazonas será construída a Praça Multiuso, espaço de lazer com opções de esporte e lazer infantil, além de intervenções de acessibilidade para pedestres e ciclistas, paisagismo, iluminação cênica e estacionamento.